Capítulo 1: Concentração

511 56 188
                                    

Cátia olhou em volta e não acreditava, estava na Avenida Presidente Vargas às 3 horas da manhã segundo o relógio da Central. Isso poderia parecer loucura para qualquer carioca, mas era completamente normal se acrescentarmos que era uma segunda-feira de Carnaval. Na verdade, já era terça-feira, mas ainda estava no segundo dia de desfiles das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro.

A mulher estava na concentração da escola de samba Portela, também conhecida como majestade do samba por possuir vinte e um títulos do carnaval carioca, que, entretanto, estava há trinta e três anos sem colocar as mãos na taça da folia de Momo. A agremiação de Madureira estava se aprontando para o desfile, aquele carnaval marcaria a volta por cima de uma escola e de uma mulher. Depois de dois anos de casamento e de muitas brigas e discussões, Cátia finalmente estava livre para se divertir. Ela decidira em cima da hora que iria desfilar na escola de coração, precisando, assim, desembolsar uma boa grana para garantir um lugar no desfile que teve como enredo a narrativa entre os diversos rios do mundo, inclusive o rio poético de Paulinho da Viola.

 Ela decidira em cima da hora que iria desfilar na escola de coração, precisando, assim, desembolsar uma boa grana para garantir um lugar no desfile que teve como enredo a narrativa entre os diversos rios do mundo, inclusive o rio poético de Pauli...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ela procurou Fernando e Mariana, os dois eram seus amigos desde o colégio e tinham convencido a amiga e madrinha de casamento, que era preciso comemorar o fim daquele relacionamento que durara tempo demais. Os amigos sempre alertaram que Gabriel não era o melhor para Cátia, que ela se envolvera com ele apenas para tentar esquecer o homem da sua vida, mas a mulher afirmava que estava apaixonada e mergulhou em um relacionamento que estava fadado ao fracasso. Ela tinha esperanças que mudaria o homem com que se relacionava, mas percebera que isso era impossível, os dois eram incompatíveis. Até que a relação deles durara bastante, foram três anos, contando com um de namoro, para duas pessoas tão diferentes.

Ainda não conseguira encontrar os amigos, mas isso era compreensível: a concentração de uma escola de samba era composta por mais de três mil pessoas fantasiadas das mais diversas maneiras, circulando entre carros alegóricos e tripés. Para uma pessoa de fora, parecia impossível organizar aquela quantidade de pessoas, mas tudo era muito bem ensaiado ao longo do ano. Isso fazia falta para Cátia, esse burburinho do carnaval estivera longe de sua vida enquanto estivera com Gabriel.

A concentração de uma escola de samba eram os momentos anteriores ao desfile. Dependendo da ordem em que a escola desfilaria, ou seja, se for uma escola par ou ímpar, se concentraria em determinado lado da Avenida Presidente Vargas. As escolas que são a primeira, terceira e quinta se organizam do lado do prédio dos Correios ou da CEDAE , como era o caso da Portela, e as escolas pares, do lado do edifício Balança Mas Não Cai.

— Cátia, aqui, mulher! — Era uma voz distante, mas que, com certeza, seria de Mariana.

— A gente conseguiu umas cervejas! — disse Fernando, mostrando as bebidas.

— Gente, pelo amor de Deus, abaixem isso, nós não beberemos se algum diretor de harmonia vir a gente assim.

— Mas ainda não começou o desfile. — Foi a resposta de Mariana.

💞No batuque do coração [Conto][Completo]Onde histórias criam vida. Descubra agora