Os olhos recolhem as "pistas" visuais que são enviadas para o cérebro, também estão envolvidos em expressar algumas emoções básicas. Na verdade, expressões faciais relacionadas com várias emoções e sentimentos são incompletas sem os olhos. Por outro lado, apenas os olhos e seus devidos músculos são capazes de dar pistas emocionais, mesmo quando outras partes do rosto estão escondidas ou invisíveis para um observador experiente e qualificado.
Os músculos ao redor dos olhos e sobrancelhas transmitem emoções básicas como medo, raiva, surpresa e tristeza. Embora expressando medo e raiva, nós puxamos nossas sobrancelhas próximas umas das outras e para baixo para dar proteção para os olhos enquanto os olhos parecem ser maiores. No entanto, as extremidades internas movem-se para cima e para longe no medo.
Na tristeza, os olhos parecem ter o tamanho normal e sobrancelhas não são puxadas para baixo, mas apenas suas extremidades internas movem-se para cima e para longe uma da outra. Embora expressando surpresa ou choque, sobrancelhas para cima e longe dos olhos serve para que o cérebro colete mais pistas visuais que estão através dos olhos. Apenas sobrancelhas podem transmitir medo, raiva, surpresa e tristeza.