Capítulo 4 - ֍lendas֍

30 4 0
                                    


Um vento forte soprou meus cabelos no ar ,a brisa do mar salgada me fez me sentir em casa novamente , segui até chegar no taxi mais próximo em direção a Sape uma cidadezinha humilde e pouco povoada.

Chegamos na casa de minha avo Iacina ,cujo o nome em tupi significa "borboleta de asas douradas".

O taxista disse:

-Chegamos ,são 20 reais.

Eu entreguei os 20 reis e oi motorista me deixou na causada da casa de minha avo.

Bati na porta e uma voz inconfundível e doce falou:

-Katharine minha querida ,é você ?

Eu respondi com um aceno rápido:

-Sim ,sou eu Kate.

Ela abriu a porta e correu em minha direção toda feliz e disse:

-há ,minha querida eu esperei tanto por esse dia de ver você indo para outro lugar estudar ,você é muito inteligente e bonita como uma vitória-régia da Amazônia.

Minha avo por parte de pai só tem uma coisa em comum com minha tia Kiara ,me chamar de "vitória-régia da Amazônia" mesmo eu não sabendo o motivo pelo qual elas me chamam assim deve ser o fato de elas me acharem muito bonita –alias eu nem sou tão atraente assim nem bonita- ao ponto de ser comparada a uma folha grande e flutuante com uma bela flor no centro.

- vó não temos muito tempo pra nos despedir ,ainda vou visitar minhas outras tias.

Ela me olhou com uma expressão de melancolia mas em seguida se apresou e disse :

-tudo bem querida ,eu vou ficar bem ,tenho muitas coisas pra te contar ,sente minha filha vou te contar em quanto faço o café.

Eu assenti e ela começou a falar:

-você conhece a lenda sobre as amazonas ,elas são da mitologia grega ,você conhece a historia delas?

Eu disse:

-só sei que ,elas eram guerreiras que não poderiam se casar ,saqueavam os guerreiros das proximidades e também lutavam contra aqueles que ousavam destruir ou ataca-las .

Ela se mostrou impressionada com minha resposta ,e disse:

-sim ,você esta correta mas tem mais coisa por traz disso ,as amazonas não eram apenas gregas ,elas eram também mulheres da Europa ,Espanha ,África ,Portugal ou ate mesmo índias do Brasil.

Eu interrompi e disse:

-eu pensava que elas eram apenas gregas não de outros países.

Ela não pareceu ligar muito pro meu comentário mas mesmo assim continuou:

–elas desistiam de serem mulheres manipuladas pelos homens da época e decidiam serem independentes de si mesmas ,elas tinham uma personalidade forte e também tinham que mudar seus nomes comuns por outros para que os homens não encontrassem seus esconderijos .

Ela colocou agua para ferver e sentou-se a minha frente no outro sofá que era separado por uma mesinha ,e disse:

-bom ,oque quero disser é que qualquer mulher ou jovem de coração puro pode ser uma delas. muitos espanhóis e europeus que iam a Amazônia para explorar a diversidade ou desmatar, a relatos que eles viram lindas mulheres guerreiras que lutaram com eles quando eles tentaram usa-las como concubinas e roubar seu terreno e suas coisas.

Agora que você sabe disso vou lhe contar varias lendas, pode ser?

Eu apenas assenti ,então ela disse:

Pássaro de prataOnde histórias criam vida. Descubra agora