ESCONDE-ESCONDE DOS SENTIMENTOS

133 3 0
                                    

Conta que certa vez reuniram todos os sentimentos e as qualidades do ser humano em algum lugar do planeta.Entretanto, conta que quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, propôs-lhe: "vamos brincar de esconde-esconde?" A INTRIGA levantou a sobrancelha, intrigada e, a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou: "esconde-esconde? O que é isso?" "É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem e, quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo".O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu saltos que acabou por convencer a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada. Mas nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não se esconder. Esconder por que, se no final todos a encontrariam? A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tinha sido dela) e a COVARDIA preferiu não se arriscar. Enfim, a LOUCURA começa a contar. A primeira a esconder-se foi a PRESSA que, como sempre, caiu atrás da primeira pedra do caminho. A FÉ subiu ao céu, e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO que, com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE quase não conseguiu esconder-se, pois cada local que encontrava parecia-lhe maravilhoso para algum de seus amigos. Se for cristalino, ideal para a BELEZA, se for à copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se for o vôo de uma borboleta, o melhor era para a VOLÚPIA. Se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE. E assim acabou escondendo-se em um raio de sol.O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início, ventilado, cômodo, mas apenas para ele. A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira! Na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris). A PAIXÃO e o DESEJO esconderam-se no centro do VULCÃO. O ESQUECIMENTO não me recorda onde se escondeu, mas isso não é o mais importante. Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as flores. Um milhão! Contou a LOUCURA e começou a busca.A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois se escutou a FÉ discutindo com Deus, no céu, sobre zoologia. Vibraram a PAIXÃO e o DESEJO no Vulcão. Num descuido, encontrou a INVEJA e, claro, pode deduzir onde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO não precisou ser procurado. Ele saiu sozinho disparado de seu esconderijo que, na verdade, era um ninho de vespas. De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede e, ao aproximar-se do lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre um muro sem decidir de que lado se esconder. E assim foi encontrando todos. O TALENTO entre a erva fresca, a ANGÚSTIA em uma cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira! Ela estava no fundo do oceano) e até o ESQUECIMENTO, que já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde. Apenas o AMOR não aparecia em lugar algum. A LOUCURA o procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral. Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando, no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito. Os espinhos havia ferido o AMOR nos olhos. A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Moral da história! Desde então, desde que brincaram de esconde-esconde no planeta, ficou claro para todos os sentimentos, que o Amor é realmente cego e que a Loucura sempre o acompanha. Por conseguinte, só os loucos invertem a lógica do mundo. Muitos pensadores foram em, suas épocas, considerados loucos. A senhora RAZÃO tem prazer em tirar nossos momentos de delírio e nos diz que somos ridículos. Aprendi que se não houver paixão no que estamos fazendo, a gente surta. A única maneira de não ficarmos louco de uma vez, é embarcar nessa loucura que nos conduz ao amor.

O Sonha'dorOnde histórias criam vida. Descubra agora