Os agentes economicos

329 9 0
                                    

Na verdade só a percepção do comportamento de todos os indivíduos que realizam uma função análoga permite obter uma visão global da realidade económica.

Agente económico-- é todo individuo que desempenha pelo menos uma função na actividade económica.

Os individuos podes agrupam-se e participar na actividade económica exercendo várias funções.

Se a função e consumir, fazem parte do agente económico que é a familia.

Se se agrupam para produzir, constituem os agentes económicos que são as empresas.

De facto, produzir exige a montagem de uma empresa, a aquisição de um edificio, de terrenos, de maquinaria, de matérias primas, etc, um sem número de gastos que por vezes os individuos não conseguem suportar sozinhos. Para tal, podem socorrer-se do capital de outros individuos que o disponibilizaram depositando-o em organismos especialmente surgidos para a canalização de poupança as instituições financeiras.

No caso em que encontramos, por exemplo, a prestação de cuidados de saúde, a educação, a construção de infra-estruturas viárias e de saneamento básico, etc no caso de depararmos com actividades que se prendem com a administração a justiça, a defesa e segurança dos cidadãos.

Estas actividades encontram-se a caro de outro agente económico que é o o estado ou a administração pública.

Resta-nos ainda acrescentar que nenhum pais pode sobreviver sozinho, pois dificilmente será capaz de produzir todos os bens e serviços com o minimo dispêndio de recursos indispensáveis a sua sobrevivência e dos cidadãos. Em consequência, cada pais é forçado a estabelecer relações económicas com os restantes pais da comunidade internacional e que englobaremos num outro agente económico geralmente designado por exterior ou resto do mundo.

Agentes económicos

Família
Empresas
Instituicões Financeiras
Administração pública
Resto do mundo.

Principais funções

Consumo
Produzir bens e serviços não financeiros.
Prestar serviços financeiros
Garantir a satisfação das necessidades colectivas.
Trocar bens, serviços e capitais.

EconomiaOnde histórias criam vida. Descubra agora