Com a revolução industrial, a relação produção- consumo altera-se definitivamente.
Na economía Pré-industrial, produzir era sem duvida satisfazer necessidades sentidas pelos individuos, pelo de que a produção era orientada pelo consumo, isto é, devia satisfazer o consumo.
Os bens produtivos eram limitados e tinham um destinatario, em termos gerais, pré-determinados.
Com o advento da industrialização a produção transformou-se num acto impessoal a cargo de empresas para tal especializadas que fabricam bens e serviços.
O consumidor torna-se assim o destinatario paassivo de uma produção estandardizada. O progresso das técnicas de produção e o desenvolvimento económico em geral, permitiram o fabrico em grande escala originando a Sociedade de consumo.
Vivemos, pois numa sociedade onde o c onsumo é um fenómeno evidente, onde o consumidor e o respctico comportamento dependem da produção existente e dos objectivos dos produtores.
Naturalmente, é uma sociedaade que se fundamenta em consumir o que se produz e não em produzir para consumir; é ela propria através da publicidade e dos modelos de comportamento que impõe aos individuos que tornam irracional o acto de escolher.
Tendo isto em vista, entendem-se que cada vez mais é imprescindivel defender o consumidore promover nele o consumo do que precisa e não o consumo pelo consumo.