"Cada doença pertence a um doente. Cada doente tem uma mente. Cada mente é um universo infinito" – Augusto Cury
Miguel estava tão nervoso que escorria lágrimas por seus olhos, ele saiu sem dar explicações. Luisa tentou ir atrás dele, mais Juan a segurou e disse para deixá-lo esfriar a cabeça.
Um ato falho, um dia a menos ao lado de seu amigo, algo que ela só se lembraria após a sua partida. Ele também não sabia, mais logo esse dia iria chegar, e estava tão perto...
___ Juan, eu vou atrás dele, preciso resolver isso!
Assim que afirma, Luisa sai porta a fora do teatro e caminha pela calçada procurando pelo amigo. Juan se aproxima, e a ajuda procurar, eles se dividem, cada um vai para um lado.
Após virar a primeira esquina, ela o encontrou, bem na hora certa.
___ Miguel? – se aproxima rapidamente – Tira isso da boca!
___ Quem você pensa que é, acha que tem alguma autoridade sobre mim? – continuou a fumar –
Ela se estressa com a forma que foi tratada e da de costas, mais se vira assim que o amigo começa a tossir descontroladamente e a gemer de dor.
___ Miguel? – se aproxima desesperada – O que foi?
___ Eu não sei, tá doendo – meio curvo apertando o peito – tá doendo muito... aarr – geme de dor – aarr, Luisa me ajuda, me ajuda!!!
___ Eu não sei o que fazer – se distância para a esquina – JUAN, JUAN ME AJUDA!!!
O outro amigo ouviu o pedido de ajuda e correu em direção a ela, Miguel não queria ajuda dele e não aceitaria, porém estava se retorcendo de dor e não conseguia pensar em mais nada além de parar de sentir aquilo.
Juan chega e o agarra pelo braço, pensando em levá-lo para o hospital mais logo Miguel se solta e abaixa de joelhos. Ele tossia, tossia muito, e logo todos notaram que junto com a tosse saia muito sangue.
___ Miguel??? – Luisa estava desesperada – eu vou ligar pra emergência!
___ Meu carro tá no estacionamento, eu vou buscar – Juan disse saindo – a gente chega mais rápido!
Miguel não entendia como alguém como o Juan poderia estar preocupado e o ajudando. Mais no fim ele sabia que esse ciúmes e ódio não era recíproco, Juan não tinha nada contra ele.
Época Atual – Casa de Luisa
Ela estava em seu quarto sentada em sua cama com as costas para a cabeceira, com seu violão e um pequeno caderno em mãos, como sempre fazia após o jantar.
Quando você já sabe o destino que sua vida irá tomar não há mais nada o que temer, mais para ela era diferente, Luisa sabia o seu destino, sabia que estava sofrendo com a falta de seu amigo, porém sofria ainda mais sabendo que a qualquer momento ele poderia partir para sempre.
___ Filha? – seu pai entra no quarto e se senta na cama – Como você está?
___ Tô bem, pai!
___ Eu tava conversando com sua mãe, não queria te falar isso agora mais ela insistiu – Luisa olha preocupada – No domingo eu tô indo pra Buenos Aires, vou ficar um tempo lá ...
___ E o Miguel? – o interrompeu – Você vai deixar ele aqui, sabe que se dependesse dos médicos daqui os aparelhos já tinham sido desligados. Você vai o deixar para morte!?
___ Eles não vão interromper nada, essas coisas não são decididas assim, de um dia para o outro.
___ Não era para ele tá assim, se eu não tivesse aceitado ir para aquela festa – começou a chorar – se eu não tivesse ido ele estaria aqui.
___ Não se sinta culpada. Ele tinha câncer, problemas respiratorios, uma hora ou outra isso iria se agravar...
___ Por que não me falou quando descobriu? Desde aquela noite do show, eu fiquei quase uma semana com o coração apertado, e você me disse que era só um mal estar. Se a Natália não fosse fofoqueira, eu estaria até hoje sem saber!
___ Existe uma coisa que se chama ética, ele era meu paciente!
Cinco Meses Atrás
Não foi fácil aceitar que todos estavam certos, que aquilo era um vício e que iria acabar com sua vida. Após sem levado às pressas para a emergência, após fazer uma bateria de exames veio a confirmação.
Miguel tinha câncer de pulmão.
Desde o dia em que Esteban entrou naquele quarto de hospital e disse o quão grave era seu estado, desde quando aquelas lágrimas quentes escorreram pelo rosto dos dois, Miguel mudou.
___ Boa tarde a todos, estamos começando mais uma roda de conversa, para que possamos conversar sobre esses vícios, e para que possamos achar uma solução. – disse a moça morena com crachá – vamos começar por você e assim seguimos e roda.
___ Oi, eu me chamo Leon e estou a 50 dias sem fumar! – todos aplaudem enquanto ele sorri –
___ Sabina, um mês e meio sem beber qualquer bebida alcoólica!
___ Eu me chamo Miguel, e na noite passada eu descobri que tenho – seus olhos se encheram de lágrimas – que tenho câncer!
Com a confirmação do câncer ele se fechou se transformou em um jovem depressivo, mais logo começou a viver cada comento como se fosse o último, sem saber que aquele era o último!
© 2020 TVDay Channel, Inc.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Privilégio De Te Ter
RomanceO ato de amar é algo incrível, símbolo, mas tende existir de ambas partes. Amar é pra agora, amanhã pode ser tarde, Luísa quem o diga amou outras pessoas e não enxergou o amor em sua frente, e quando o viu, o destino o arrancou com um ato cruel. 06...