"Desde a infância até a morte, a vida humana e cercada pela sua proteção e pela sua intercessão.
'Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo na vida'. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus"(cf. CIC 336).
Nosso anjo da guarda é o instrumento da solicitude paterna de Deus a nosso respeito e o intermediário de Sua benevolência. Muitas das graças a nós destinadas passam por ele. O anjo faz por nós mais do que pensamos, pois como ele, sua ação também é invisivel. Só no Céu conseguiremos saber tudo aquilo que lhe devemos, todos os males da alma e do corpo de que nos preserva, todos os bens que busca para todos nós, todas as graças que nos assegura, todos os serviços que nos presta.
São Francisco de Sales disse sobre os anjos:
"Deveis ter muita devoção por vosso anjo da guarda...Oh! Como são numerosas e preciosas as vantagens que podemos obter dessa devoção! Nossos anjos bons são chamados de anjo da guarda, que têm a missão dada por Deus de nos assistir, enviando-nos suas inspirações, de nos defender dos perigos, de nos repreender para superar os nossos defeitos, e de perseguir as virtudes".
O alimento mais perfeito para nosso anjo da guarda é a nossa disposição de fazer a vontade de Deus.
São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que as pessoas devem ter em relação ao santo anjo da guarda:
•Atitude de respeito: porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós.
•Atitude de confiança: para confidenciar-lhe as dificuldades, pedir-lhe ajuda e disposição para cumprirmos a missão da vida.
•Atitude de amor, devoção e gratidão: a fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer sua preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Devocionário à São Miguel Arcanjo
SpiritualDeus na primeira luta venceu, servindo-se de São Miguel. Devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora, com o socorro e a ajuda deste Arcanjo bendito. ( São Pio X )