Continuação II

417 21 0
                                    

Comece por considerar esta afirmação:

O suicídio não é escolhido, isso acontece quando a dor for superior aos recursos para lidar com a dor.

Isso é tudo que se trata. Você não é uma pessoa má, ou louco, ou fraco, ou imperfeito, porque se sente suicida. Nem sequer significa que você realmente quer morrer – isto só significa que você tem mais dor do que você pode lidar agora. Se eu começar a acumular peso em seus ombros, você acabará por entrar em colapso se eu adicionar peso suficiente … não importa o quanto você quer ficar de pé. Força de vontade não tem nada a ver com isso. Claro que você iria se animar, se você pudesse.

Não aceite isso, se alguém lhe diz, “Isso não é o suficiente para ser suicida aproximadamente.” Existem muitos tipos de dor que pode levar ao suicídio. Seja ou não a dor é suportável pode variar de pessoa para pessoa. O que poderia ser suportável para alguém, não pode ser suportável para você. O ponto em que a dor se torna insuportável depende de que tipos de recursos de enfrentamento que você tem. Os indivíduos variam muito na sua capacidade de suportar a dor.

Quando a dor ultrapassa recursos de enfrentamento da dor, sentimentos suicidas são o resultado. O suicídio não é nem errado nem certo, não é um defeito de caráter, é moralmente neutra. É simplesmente um desequilíbrio da dor versus recursos de enfrentamento.

Você pode sobreviver sentimentos suicidas se você fizer qualquer uma das duas coisas: (1) encontrar uma maneira de diminuir a dor, ou (2) encontrar uma maneira de aumentar suas formas de enfrentamento. Ambos são possíveis.

Diário de uma Suicida IIOnde histórias criam vida. Descubra agora