Pra quem chegou até aqui, muito obrigado! Espero que tenha gostado do conto. Ele foi escrito (incluindo todas as pesquisas) em pouquíssimo tempo para participar do Concurso Zumbis no Brasil Colônia do perfil @FantasiaLP .
E apesar do elemento fantástico (nesse caso os zumbis), o conto possuí muitos fatos reais. Como eu já disse anteriormente, todos os personagens (excluindo apenas o pequeno garoto Caiubi) existiram mesmo. Também os acontecimentos, as datas e até os números narrados aqui são verdadeiros. Inclusive, se a gente trocar o ataque dos zumbis, pelo verdadeiro exército português e espanhol, terá a verdadeira versão dos fatos.
Sim! A história possuí mesmo esse final triste e toda essa ambição dos "homens brancos". Eles foram capazes de aniquilar os Sete Povos das Missões apenas por riqueza e território. Mas felizmente os heróis guaranis não foram esquecidos e Sepé Tiaraju é a prova disso. O líder indígena existiu e fez todos esses feitos relatados aqui. Ou talvez até mais. Há várias outras histórias e lendas sobre o índio do "lunar na testa" basta procurar. Ele é até considerado um santo popular, devido a tantos feitos.
E a título de informação, no Rio Grande do Sul, a única das reduções ainda preservada é a de São Miguel (a que é relatada no conto). Há apenas ruínas e o que sobrou da Igreja, mas, ainda assim, dá pra se entender como funcionava a sociedade deles e o tamanho da tragédia que lá ocorreu. Hoje em dia, há um museu e índios guaranis ainda habitando a localidade, mas não como era antes.
Eu visitei o local há alguns anos e não sou capaz de explicar as emoções que senti. Primeiro vemos os índios em uma situação precária, vendendo seus pequenos artesanatos aos visitantes e mal falando a nossa língua, depois a paz e a tranquilidade que o local no meio do mato traz, além da magia do espetáculo que ocorre todas as noites nas Ruínas, onde, por meio de som e luz, é encenado o que eu narrei nesse conto. A foto acima é desse espetáculo, tirada no dia em que fui (a foto de capa do conto também é minha *-*).
Enfim, a maioria provavelmente não conhecia essa parte da nossa história e dos nossos antepassados e eu fico contente em ter contribuído a disseminar um relato tão importante.
Também, pra quem gosta da temática de ficção histórica, convido a conhecer meus outros contos. Tenho outros dois do gênero, sendo um deles, "Filhos da Liberdade", também sobre a história aqui do Sul do país e uma parte negligenciada da nossa História. Mais precisamente sobre os Lanceiros Negros, a vanguarda formada por escravos e que lutou ao lado dos Republicanos na Guerra dos Farrapos.
Link no comentário desse parágrafo.
E tenho, além desse, um conto sobre o ataque à Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial. Foi o ataque em que o Japão massacrou os navios americanos, fazendo com que os Estados Unidos entrassem na guerra e o conflito se tornasse mundial.
Link no comentário desse parágrafo.
E tenho outros diversos contos e histórias para todos os gostos! Bastam entrar no meu perfil e procurar. Ficarei contente em ver vocês por lá. Também convido a participarem do meu grupo de leitores no Facebook. Lá aviso sobre minhas novas obras, interajo e posto sobre todas elas:
Link no comentário desse parágrafo
Obrigada pela companhia, leitura e espero ver vocês mais vezes por aqui!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Essa terra tem dono, zumbis!
Short Story"A história é escrita pelos vencedores." (George Orwel) Qual o tamanho da maldade e da ambição humana? Seria capaz de matar milhares de inocentes por território e riquezas? Um conto histórico verdadeiro e triste, sobre uma sociedade que vivia em p...