2-O CONDE E O DUQUE

3 0 0
                                    

I

Se tem alguém no mundo que o Conde de Molieve não suporta,esse alguém é o Duque de Lenes,mas ele disfarça isso com falsa modéstia.

O Conde é baixo de estatura ,fazendo com que sua pança acentue a olhos vistos,por nada se interessa se isso não lhe trouxer algum beneficio;figura contrária a do Duque:alto,magro,bonito,pianista,poeta e como dizem todos em tom de deboche:o Duque manco.

O Duque era um homem bonito,mas ter uma perna mais curta que a outra fizeram as principais famílias ricas rejeitarem seu pedido de despojo para com suas filhas castas.Ele,por orgulho de nobreza,não aceitava o fato de fazer côrte à moças de família pobre.

A unica moça filha de camponeses pobres que despertava a atenção do Duque era Priscila,não que ele a amasse,mas o fato de ser casado com a moça mais cobiçada da região,despertava-lhe orgulho e ambição.

Por muito tempo,ele andou cortejando Priscila,fez o que pôde,nada conseguia fazê-lo penetrar no coração tão duro da bela jovem.Pensava que a rejeição que sofria por parte dela,advinha do seu defeito físico,mas era pelo fato da jovem moça saber das muitas visitas de prostitutas tarde da noite à propriedade dele.Esses fatos só vieram à tona,depois que o Duque envolveu-se na morte de uma criada de cama,depois de ficar sabendo que essa sua criada andara espalhando o vai-e-vem de damas da noite em seu aposento pessoal e esse assassinato acabou tornando as visitas das prostitutas à sua casa,assunto de dominio publico.

II

Em uma de suas visitas de cortejo à Priscila,O Duque tentava de alguma forma tornar-se agradável de forma que despertasse interesse da moça,quando o Conde de Molieve bateu à porta e depois de recebido,tomou seu lugar na sala.

Depois de um certo tempo,os dois começaram a discordar de muitos assuntos e os debates tornavam-se cada vez mais acalorados,esqueciam até por um momento que havia uma moça na sala por ambos cortejada.O pai da dama disputada temia um ambiente mais hostil e truculento e interrompeu-os quando estavam prestes a se agarrarem ali mesmo no centro da sua sala:

-Senhores...-disse,enquanto se posicionava entre os dois,afastando-os um do outro-...acalmem-se...vamos...acalmem-se...será que não enxergam a minha aqui filha presente?!Por acaso desejam provar à minha filha qual dos dois será o marido mais violento?!

-Perdoe-me Martin,meu amigo...mas eu não pude conter-me quando ouvi o Conde contar essa história absurda e infame a meu respeito!-Desculpava-se o Duque,enquanto se ajeitava.

-Filha,recolha-se a o quarto,não podes ficar aqui vendo essa cena tão lamentável!-Disse ele,desapontado com o bate-boca travado.

-Não sou o único a saber das tais visitas que o Senhor Duque recebe na calada da noite...-Disse o Conde maldosamente.

-Cale-se,Senhor Conde!Ou o farei pagar caro por cada palavra mentirosa que ousar continuar falar caluniosamente a meu respeito!

-Senhores!Senhores!Estão na minha casa e se não se comportarem serão colocados para fora com um belo chute meu,dado em seus mal-educados traseiros!-Disse-lhes muito irritado,fazendo-os pararem rapidamente com o momento desagradável que se passava.Afinal,Martin era um homem no auge de seu vigor e era conhecido não só por ser o pai de Priscila,mas por sua enorme constituição e força física,resultados de uma vida inteira dedicada a o trabalho braçal.

Diante de tal ameaça lançada,os dois pararam a discursão imediatamente.Apertaram as mãos enquanto se desculparam e não demoraram em deixar o recinto,visto que Priscila encontrava-se recolhida e a situação não pediria outra coisa,senão que fossem embora.

III

Os três dias que antecederam a festa de Priscila passaram-se muito rápido.O vestido que ela mesma coseu ficou pronto antes do dia e sua mãe quando o viu,sentiu orgulho pela filha ser tão hábil e disposta.

A BELEZA DE PRISCILAOnde histórias criam vida. Descubra agora