Mas então, qual é a história por trás desta lenda da filosofia que hoje inspira o pensamento de aproximadamente 400 milhões de pessoas no mundo todo?
Reza a lenda, Buda nasceu há cerca de 2.600 anos em um pequeno reino onde atualmente fica o Nepal.
Conta a história que, em certo dia, a rainha Maya regressava ao vilarejo onde os pais moravam para dar à luz seu filho (como era tradição naquele tempo). Era um longo caminho pela frente, e por isso a caravana na qual ela viajava parou para que todos pudessem descansar um pouco. Nesse meio-tempo, Maya resolveu fazer um breve passeio pelas matas da região, apenas para espairecer a cabeça. Durante sua excursão, subitamente ela sentiu intensas dores na barriga que anunciavam a chegada prematura de seu bebê. Nesse momento, uma grande árvore, compreendendo a importância do momento, se curvou à sua presença e a englobou, oferecendo seus ramos para ela se apoiar.
Minutos depois, dizem que a criança nasceu quase sem dor; sua pele era bronzeada e brilhava como se reluzisse a ouro. Maya, por sua vez, estava totalmente lúcida ante aquele momento gracioso, sem demonstrar vertigens nem sinal de indisposição após o parto.
Quando a rainha Maya chegou ao vilarejo com sua caravana, imediatamente ela foi recebida por seu marido, o rei Suddhohana. Os dois nomearam o filho de Siddhartha que, reza as tradições, significa "aquele que despertou".
Após uma série de cortejos e felicitações por parte dos moradores, Suddhohana exigiu que seus homens organizassem uma grande festança a fim de comemorar o nascimento de Siddhartha, seu primogênito.
No meio da cerimônia, surgiu um convidado inesperado a todos: o grande eremita e astrólogo Asita, dado como desaparecido há anos.
Quando Asita olhou para o bebê que agora estava aninhado no colo de Maya, duas lágrimas logo caíram de seus olhos, tamanha comoção que sentiu. Asita se dirigiu a Maya e disse:
"Não tema, minha rainha. Estas lágrimas são apenas de um velho que sabe que não viverá tempo suficiente para aprender os ensinamentos de seu filho."
O rei Suddhohana aproximou-se de Asita e, curioso, perguntou ao velho:
– Meu filho algum dia será rei?
– Ele será o dono do mundo, ou seu redentor.
– Ele poderá ser um mestre como o senhor se quiser, mas antes, deverá seguir meus passos e ser um rei!
– Meu rei, poderá acontecer como deseja mas, muitas vezes, os deuses traem os desejos dos mortais.
Nesse mesmo instante o bebê Siddhartha chorou, como se tivesse sido afligido por aquelas palavras. Suddhohana tomou o filho em seu colo, levantou-o em direção ao céu e bradou:
– Ele será rei!!
Naquele mesmo dia, após as festividades, a rainha Maya sentiu um mau agouro. Ela teve um estranho pressentimento, como se soubesse que também não viveria o bastante para ver cumprido o destino de seu filho. E, exatamente 7 dias depois, Maya veio a falecer de uma terrível doença que médico algum conseguiu entender.
continua...
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Renascimento de Buda
SpiritualHá uma lenda na Índia, transmitida de geração em geração, de que Buda renasceria na Ásia após 2.500 anos do seu retorno ao Mundo Celestial (Nirvana). Essa é uma espécie de profecia que ainda pode ser ouvida em muitos lugares ainda nos dias atuais.