DEUS MUDA DE IDEIA?

528 13 0
                                    

Sim, Deus pode mudar de ideia sempre que desejar, pois afinal ele é Deus. Mas às vezes é melhor não tentarmos fazê-lo mudar, porque sua primeira ideia geralmente é melhor que a segunda, como foi no caso de Ezequias, que gerou sua dúvida. Teria Deus mudado de ideia ao permitir que Ezequias fosse curado de sua enfermidade e vivesse mais quinze anos?

É preciso entender que Deus tem sua vontade, que poderíamos chamar de 'primeira ideia' ou 'Plano A', e Deus tem sua permissão ou 'segunda ideia' ou 'Plano B'. Para Deus, a morte de Ezequias seria seu 'Plano A', o fim de sua bem sucedida missão aqui, pois tinha sido por intermédio daquele rei que Deus havia trazido um reavivamento espiritual entre os judeus. O Templo tinha sido purificado, os ídolos destruídos, a adoração restabelecida e a Páscoa voltara a ser celebrada, não como uma festa exclusiva de Judá, mas considerando Israel como sendo um só povo, como antes da divisão entre as tribos.

Antes de seguir adiante, apenas uma nota: Quando você ler os livros de Reis, entenda que ali está a visão terrena das coisas que aconteceram ao povo de Israel. Quando ler os livros de Crônicas, entenda ser ali a visão que Deus tem de seu povo. Por isso você verá algumas passagens da história de Israel faltando em um livro e aparecendo no outro. Além disso perceberá também que a 'roupa suja' do povo de Israel e mais lavada nos livros de Reis do que de Crônicas. Isto porque em Reis vemos mais os fatos, e Crônicas mais a avaliação de Deus desses fatos.

Algo semelhante você encontra quando compara o Antigo com o Novo Testamento. No primeiro você encontra Ló como um crente carnal querendo viver em Sodoma (Gn 13:12), mas no segundo ele é chamado de "justo Ló" (2 Pe 2:8), que é a avaliação final e graciosa de Deus a respeito dele. No primeiro você encontra Baraque se acovardando diante da missão que deveria executar, e dizendo que só iria se Débora fosse com ele (Juízes 4:8), no segundo você encontra o mesmo Baraque na lista dos heróis da fé aos olhos de Deus (Hb 11:32). Isso só demonstra a graça de Deus que, apesar de nossas falhas, terá no final a melhor impressão possível de cada crente quando o enxergar através da lente que é Cristo.

No segundo livro de Crônicas diz que "Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao Senhor Deus de Israel... E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito. Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei" (2 Cr 30:1-6).

Isso tinha um significado tremendo naquele tempo de tanta ruína, pelo fato de Ezequias ter o mesmo ponto de vista de Deus, isto é, de que o povo de Israel era um só, mesmo depois de dividido em duas facções, chamadas a partir de então de Israel e Judá. Esse mesmo ponto de vista de Deus todo cristão deveria ter em um tempo como este, quando o testemunho do único corpo de Cristo, a Igreja, foi picado em milhares de facções e denominações. Deus vê um só corpo e o cristão espiritual deveria ter a mesma visão, e não pensar em termos de "minha igreja" e "sua igreja", ou a "Igreja X" e "Igreja Y".

"Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo." (2 Rs 20:1-3).

O contraste vemos quando comparamos a reação de Ezequias ao anúncio do fim de sua carreira, com a reação do apóstolo Paulo. "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm 4:6-8).

Quem é Deus?Onde histórias criam vida. Descubra agora