O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

377 24 2
                                    

O Espírito Santo é a terceira "pessoa" da Trindade, ou seja, Ele é Deus. O Espírito Santo é a parte de Deus que age diretamente no mundo e na vida do crente. É Ele que permite o contato direto com Deus.

O Espírito Santo é uma pessoa?

Sim, o Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando O chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-17). A Bíblia fala que Ele tem todas as caraterísticas de uma pessoa:

Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13:2).

Ele pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11).

Ele sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4:30).

Ele tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16:7).

A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. Ele é igual a Deus e é parte de Deus. Ele é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.

O que o Espírito Santo faz?

Ele fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16:13-15).

Ele convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16:7-8).

Ele transforma o crente – quando uma pessoa aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8:2).

Ele guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5:16).

Ele capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como "frutos do Espírito", porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5:22-24). É também o Espírito que nos dá capacidade para testemunhar de Cristo, ensinar e fazer boas obras. Até no Antigo Testamento, quem dava o ministério era o Espírito Santo de Deus.

Quem pode receber o Espírito Santo?

Se você aceitou Jesus como seu senhor e salvador, então o Espírito Santo já mora dentro de você. É Ele quem dá a vontade de ser mais como Jesus e de ficar mais próximo de Deus; é Ele quem tira a culpa do pecado. O Espírito Santo não habita em quem não acredita mas Ele atua no coração de quem O deixa, para convencer e dar o dom da fé. Se você precisa de fé, basta pedir a Deus; o Espírito Santo virá e te ajudará.

Quem é Deus?Onde histórias criam vida. Descubra agora