Ele é a esponja marinha mais famosa da televisão mundial. Criado em 1999 pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, a série animada é produzida e exibida originalmente pelo canal Nickelodeon. A trama da série se passa na fictícia cidade subaquática de "Bikini Bottom" (no Brasil, "Fenda do Biquíni"). Munido de sua icônica calça quadrada (que, inclusive, dá nome à série) e cercado por personagens pouco convencionais, Bob Esponja tem muito a nos ensinar sobre relacionamentos, carreira e vida.
A seguir exploraremos alguns aspectos importantes da trama da série que têm relação com a Filosofia e a arte de pensar. Bob Esponja, que, à primeira vista, não tem nada a nos ensinar, por se tratar de um personagem de uma série feita para crianças, pode nos ajudar a refletir sobre nossas atitudes. Através de um olhar mais demorado e polido (que é justamente a proposta da Filosofia) podemos notar que o nosso querido personagem amarelo é um filósofo nato (mesmo sem sequer se dar conta disso).
Encare a vida de modo positivo
Fazer cara feia diante dos problemas não os mudará em nenhum aspecto. Já no século 4 a.C., um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano, chamado Lucius Séneca, ensinava: "apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida". É dele também mais um conselho: "o homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário".
Bob Esponja tem um jeito muito próprio e pouco ortodoxo de encarar a vida. Diante de uma dificuldade, nosso personagem marinho não faz cara feia. Pelo contrário, procura encarar a vida como uma brincadeira. Uma boa dose de ingenuidade e fé nas pessoas (resguardadas as devidas proporções) é bem vinda.
Mesmo quando é posto em verdadeiras ciladas e tem que enfrentar brutamontes de MMA (como no episódio "Os Crocantes Apetitosos", em que Seu Sirigueijo, seu patrão, gerencia Bob Esponja e Patrick como uma dupla de luta livre para ganhar um milhão de dólares), nossa Esponja encarou o fato como uma diversão.
Ainda que a vida te sufoque (ou no caso dele, um monstro cheio de músculos te esmague), tente tirar proveito disso, seja para aprender sobre si mesmo ou mesmo para dar algumas risadas depois que tudo passar.
Bob Esponja reinventa as palavras de Séneca para nos ensinar que não adianta ficar preocupado por antecipação. Cedo ou tarde, teremos que enfrentar nossos problemas, e encarar eles de frente e de peito aberto é a melhor maneira de fazer isso.
Olhar para as dificuldades do passado e reconhecer que superamos nossas próprias expectativas nos motiva a continuar em constante crescimento pessoal.
Roupas e dinheiro não mudam quem você é
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Filosofia na Ficção Científica
Non-FictionQual a relação entre The Walking Dead, Dark, Star Wars, Stranger Things, Bob Esponja e os grandes filósofos? Neste pequeno ensaio, extraído de textos publicados pelo autor no portal da revista Obvious, são analisadas as séries e filmes sob a ótica d...