Hoje me veio um pensamento em mente do qual não sei sua origem e nem o porquê das coisas que vi durante o dia terem tido tanto sentido, será que essa realidade que vemos todos os dias é, realmente, a realidade?
Me questiono sobre isso a muitos anos e cada vez mais tenho certeza que não sabemos ao certo onde estamos no Universo e nem se tudo isso que conhecemos nós realmente conhecemos. Pode ser um pensamento bem louco, mas faz muito sentido para alguns conspiracionistas.
No filme Matrix essa realidade alternativa da qual somos submetidos fica bem evidente e isso foi um dos motivos para que ele ficasse tão famoso, porém há outros filmes e séries que também retratam esse pensamento e, ao que tudo indica, todo ser humano tem essa dúvida e não é a toa que cada vez mais buscamos respostas para isso.
O filme A Origem retrata isso de uma forma um pouco mais ilusória, mas ainda de forma inteligente, pois os nossos sonhos são utilizados para alcançar nosso subconsciente e obter informações, mas os sonhos são tão reais que não é qualquer pessoa que consegue discernir entre a realidade e estes.
Em Rick E Morty vemos claramente essa ideia de realidades alternativas já que o desenho foca muito em ciência e em possibilidades das quais não imaginamos com frequência, além de mostrar que as realidades podem ter consequências sobre as outras, positiva ou negativamente.
Mas Renata, onde você quer chegar?
Hoje li duas postagens das quais retratavam sobre sonhos e realidade, uma dizia que como passamos cerca de 20 anos de nossa vida (na teoria) dormindo, nossos sonhos poderiam ser considerados uma realidade alternativa, já que, de certa forma, vivemos neles por um tempo considerável. No outro post dizia que pode ser que haja um portal para outras dimensões que só atravessamos quando deixamos nosso estado de consciência natural, ou seja, quando dormimos e sonhamos, e que isso pode influenciar diretamente em nossas vidas já que, teoricamente, o que fazemos em outra realidade pode nos afetar direta ou indiretamente na realidade da qual imaginamos estar.
Mas...
E se isso tudo for real?
E se nós realmente pudermos atravessar dimensões e vivemos alternando entre elas?
Como temos certeza que não estamos sonhando agora? E se um estalar de dedos nos fizer acordar agora, com 10 anos de idade, do sexo oposto e de um país ou, até, um mundo totalmente diferente do que conhecemos até então?
Pior ainda, e se essas teorias forem apenas ideias que criamos para tentar justificar determinadas ações, assim como alguns dizem que inventamos Deus?
E se a "vida extraterrestre" que imaginamos existir lá fora, for nós mesmos, mais evoluídos, talvez, mas já com consciência de que se nos encontrássemos teríamos consequências negativas e é por isso que nos deixamos na dúvida sobre isso e mais muitos assuntos?
A dúvida gera desconforto mas também eleva o modo de pensar, e quanto mais pensamos sobre realidades alternativas, mais sabemos que Mundo é só um Cromossomo de todo um sistema mais evoluído, mais importante e complexo.
Ainda temos muito o que aprender, mas, mais importante que isso, ainda temos muito o que duvidar.
YOU ARE READING
Post aleatórios e outros nem tanto...
NonfiksiNão chega a ser uma obra, pelo menos por enquanto, será apenas útil em determinados momentos...