Apropriação Cultural

354 21 5
                                    

Olá olá meus little kisses!

Hoje vim falar sobre apropriação cultural, porque hoje em dia o que as pessoas infelizmente conhecem é apenas uma visão distorcida.

Apropriação cultural é: você pegar elementos de uma cultura marginalizada e vista como inferior, e retirar todo o seu significado, transformando em um mero acessório, que será usado por uma cultura vista como superior.

Não entenderam? É um conceito complexo, eu sei. Vou exemplificar, pra ficar mais fácil de entender.

O turbante.

A cultura negra no Brasil é relacionada normal a 'macumba', a coisa suja e todo o tipo de coisas pejorativas e negativas que vocês podem imaginar. Ou seja, uma cultura marginalizada e vista como inferior.

O turbante na África tem inúmeros significados, sendo suas cores, tipos e número de nós, elementos que caracterizam quem o usa. Ao pegar e simplesmente usá-lo, você retira todo essa simbologia, esse significado e o transforma em um simples adereço. Para as pessoas brancas usarem e terem o 'prazer' de serem "negras por um dia". (Isso nos leva a um outro tema, O ser negro, que falarei em outro texto.)

Entenderam?

Uma mulher negra usando turbante é vista como imunda; uma mulher branca usando turbante é vista como linda.

Quando falo sobre apropriação cultural sempre me citam a calça jeans, como um elemento da cultura americana, e o cabelo liso como elemento da cultura branca.

Façam um exercício.

Como saber se está havendo apropriação cultural?

A cultura é marginalizada?
Se sim, pode estar havendo.
Se não, não há motivos pra acreditar que ela está sendo apropriada.

A cultura que está usando, é marginalizada?
Se sim, normalmente é uma forma de resistência. Então não é apropriação cultural.
Se não, realmente pode estar acontecendo.

A grande mídia mostra pessoas de uma cultura dominante usando elementos dessa cultura?
Se sim, realmente é apropriação cultural.
Se não, dessa vez se salvaram.

E agora? Ficou um pouco mais claro o significado do conceito de apropriação cultural? Conseguem lembrar de mais algum exemplo? Têm alguma dúvida?

Qualquer coisa é só falar. Beijos ♥

Black Face ClaimOnde histórias criam vida. Descubra agora