Dia dos Namorados e Solidão da Mulher Negra

293 27 1
                                    

Peço sinceras desculpas pela demora!! 1 mês sem postar nada :/ Mas agora vou voltar com tudo hihi

————

Então gente, eu queria falar sobre o Dia dos Namorados.

Meu cursinho fez correio elegante e eu tenho dois crushs na sala. Logo pensei, essa é minha chance de ganhar um.

Mas olha que curioso: todas as meninas que ganharam são brancas.

Estranho né?

O que nos leva a um conceito e/ou problemática: a solidão da mulher negra.

Não sei se já repararam nos casais interraciais que são mais frequentes: homens negros com mulheres brancas. Homens pretos famosos, principalmente jogadores de futebol, estão lá com suas namoradas e esposas brancas; quantos brancos famosos você viu com uma mulher preta? E pretos famosos?

Meus pais são negros porém minha mãe é um pouco mais clara; meu pai fala que casamentos assim eram defendidos como uma tentativa clarear a pele. Ou seja, o racismo está tão enraizado que os próprios negros não percebiam estar imersos nessas práticas.

Homens negros querem mulheres brancas pra clarear a sua família. Homens brancos querem mulheres brancas pra manter a cor.

E as mulheres negras?

Ninguém quer as mulheres negras?

Essa é a solidão da mulher negra: esta é vista como uma última opção e na maioria das vezes é a considerada mulher fácil, que só serve pra sexo e não para um relacionamento sério, ou apresentar pra família.

Somos as mulheres que os homens ficam escondido, no canto isolado da balada. Somos a ponte para chegar nas amigas brancas ou mais claras – porque a mulher preta de pele mais clara e traços mais finos tem mais passabilidade (é mais aceita). Somos aa meninas que eram as únicas não tinham um 'namoradinho' na escola, as únicas que não recebiam cartinhas amorosas.

Desde quando somos crianças somos preteridas.

Os índices de mulheres negras solteiras são muito mais elevados do que os de mulheres brancas. E isso leva a outra coisa: o celibato involuntário. Devido a toda essa situação, muitas mulheres pretas desistem de se relacionar amorosamente; é difícil lidar com tanto racismo, tantos traumas e tanta rejeição.

Acho que agora já dá pra entender a questão do correio elegante e sobre como a sociedade vive nos sabotando e destruindo nossa autoestima.

Ah, um ditado horrível que eu sempre escutei e escuto até hoje: branco, quando sobra pra preto, é porque tem defeito.

A título de curiosidade: o primeiro beijo interracial ocorreu na década de 80. Sim, na década de 1980. E era uma mulher preta e um homem branco.

Então é isso meus amores; prometo que atualizei com mais frequência.

Beijinhos e feliz dia dos namorados pra todos que se sentirem felizes, solteiros ou não. (se não estiver felizes podem me chamar aqui que a gente conversa)

Ah, qualquer dúvida/comentário me procurem ❤️

Black Face ClaimOnde histórias criam vida. Descubra agora