— Inocentado não, pelo menos com provas não. Mas posso te afirmar que ele seria primeiro mandado para um psiquiatra analisar se a doença era essa mesma e se estava ativa ou não.
— E o que aconteceria caso estivesse?
— Se estivesse ativa, ele iria para uma clínica e a desordem seria controlada com medicamentos e sessões de terapia antes dele ser ouvido e julgado. Caso a desordem esteja controlada, ele será julgado como um indivíduo qualquer.
— Você acha que alguém bipolar, que é gentil e carinhoso é capaz de cometer um crime grave? - pergunto eu mesma dessa vez.
— Como homicídios, estupro e sequestro? Sim, é possível. Mas é bom destacar que a bipolaridade não é a única desordem que causa transtornos de personalidade ou comportamentos extremistas. - a doutora explica calmamente.
— E quais outras doenças podem causar isso? - eu estava determinada a encontrar um diagnóstico para Jimin caso ele realmente tivesse.. feito.
— Ah, são várias. Desde esquizofrenia até psicopatia.
— Psicopatia? Como aqueles dos filmes? - levo minha mão à minha boca.
— Mais ou menos. Mas o psicopata não se encaixa nessa hipótese do TCC, a menos que ele queira.
— O que isso quer dizer? - Taehyung pergunta.
— Quer dizer que o psicopata nunca é pego, a menos que ele queira. Ele é metódico e todos, exatamente todos os seus passos são premeditados. Eles são incapazes de sentir, o que os ajuda a manter a calma e passar facilmente por testes de polígrafo. Não há falhas para a mente de um psicopata. Na verdade, ele se acha tão inteligente a ponto de se colocar no lugar de Deus. Não temos muitos psicopatas nas cadeias justamente por isso. Eles só são pegos se perderem o interesse em continuar brincando de esconde-esconde com a polícia.
A mulher realmente sabia do que falava. Mas aquela conversa estava me gelando a espinha.
— Mas as notícias dizem que o FBI e outros departamentos vem reconhecendo muitos psicopatas na sociedade e prendendo-os. - Taehyung afirma.
— Conversa! O problema é que todos os caras que o FBI prende e mente ser um psicopata é na verdade um sociopata.
— E não é a mesma coisa? - ele pergunta.
— O psicopata nasce psicopata; psicopatia é um sintoma de uma doença presente no DNA do indivíduo. Os sociopatas são criados pela sociedade, por um trauma ou qualquer coisa que possa os marcar profundamente. Ao contrário do psicopatas, o sociopata tem sentimentos mas muitas vezes os negligência, o que facilita essas explosões de comportamento.
— Ele finge então que não tem sentimentos mas na verdade os tem? - eu tentava acompanhar a linha de raciocínio dela.
— Nem sempre é o caso. Mas quando o é, serve quase como uma autoproteção, uma armadura para o sociopata. Assim ele não pode ser atingido por aqueles à sua volta e não precisa pensar nas consequências de seus atos. O sociopata age impulsivamente e, por mais que tentem se esconder e camuflar na sociedade, eles são eventualmente descobertos pois sempre cometem algum deslize. É claro que existem níveis, mas em geral podemos diferenciá-los assim.
— Isso quer dizer que os psicopatas não podem ser curados, mas os sociopatas podem já que não está em seu gene? - pergunto.
— Basicamente sim. Mas ambos são nocivos para a sociedade e capaz de qualquer coisa.
— E como eu faço pra identificar um sociopata ates dele agir, já que um psicopata é impossível?
— Em geral, os sociopatas, assim como psicopatas, são excelentes manipuladores mas costumam apresentar comportamento obsessivo, seja por objetos, situações ou pessoas. Eles são impulsivos e podem mudar de atitude muito facilmente conforme seu interesse.
— É possível que eles sejam curados sem ajuda profissional? - pergunto, rezando para uma resposta positiva.
— Você quer dizer cura por afeto, amor? É possível senhorita, mas sem ajuda profissional é impossível dizer se estão mesmo curados ou apenas encontraram um novo modo de manipulação.
— Mas é possível né? - repito a pergunta, eu precisava daquela certeza.
— Escute com atenção. Me parece que você está tentando diagnosticar uma pessoa próxima de você. Esse tipo de pessoa é perigosa! Você não deve ficar perto, ou vai acabar se ferindo. Se for um sociopata ainda há chance em uma clínica mas se for um psicopata fuja. Eu falo sério criança! Passei anos tentando concluir uma pesquisa sobre a cura dessas duas desordens mentais. Uma desisti, a outra depende de níveis muito complexos. Você não pode fazer nada. Salvar com amor só acontece nos contos de fadas. Na vida real, se tentar algo parecido, você morre.
As palavras da doutora me atingiram em cheio. Eu estava impactada, ela soube bem fazer a leitura de mim. Não, eu não podia abandonar Jimin desse jeito!
— O-Obrigada por sua atenção! Taehyung, vamos! - faço uma breve reverência e me retiro do lugar antes que lágrimas rolem pelos meus olhos.
Eu estava arrasada, completamente perturbada. Não era essa a resposta que eu queria.
VOCÊ ESTÁ LENDO
[🥀] T.S.O.Y. || PJM
أدب الهواة[ SÉRIE METAMORPHOSIS - LIVRO I ] - Onde Yrina, uma garota metódica e apegada a rotinas, muda de lugar e passa a sentar-se na carteira à frente a Park Jimin. Essa mudança repentina e singela acaba desencadeando uma série de acontecimentos controve...