É um distúrbio do sono que, assim como o sonambulismo, é mais comum em crianças mas pode acontecer com adultos. Durantes os episódios de terror noturno, que normalmente duram alguns segundos até poucos minutos, a criança pode sentar na cama, gritar, abrir os olhos, correr pela casa, chorar inconsolavelmente etc. e não acordar, não se lembrando do acontecido. Os adultos têm a tendencia de serem mais agressivos durante os episódios do problema do que as crianças, e ao contrário delas, podem se lembrar de algumas partes do que aconteceu.
TERROR NOTURNO X PESADELO
O terror noturno é diferente do pesadelo, uma vez que o pesadelo acontece nas últimas horas do sono, faz com que a criança acorde normalmente e se lembre sobre o que estava sonhando.
Os episódios de terror noturno tendem a desaparecer conforme a criança vai crescendo. Em adultos, é necessário identificar a causa do sintoma e buscar tratamento.
CAUSAS
A causa desse distúrbio ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada a um estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono. Alguns fatores podem estar relacionados ao problema:
- Privação de sono;
- Extremo cansaço;
- Estresse;
- Febre (em crianças);
- Presença de luzes ou barulho;
- Uso de certos medicamento;
- Outros;
SINTOMAS DO TERROR NOTURNO
Durante o episódio a pessoa pode:
- Sentar-se na cama;
- Gritar;
- Ter uma expressão facial de medo intenso;
- Chutar ou se debater;
- Ser difícil para acordar e , se acordar, ficar confusa;
- Ficar agressivo (mais comum em adultos);
TRATAMENTO
Normalmente não precisa de tratamento, conforme a criança vai crescendo, o distúrbio vai desaparecendo. Durante os eventos, os pais não devem restringir a atividade motora da criança, por isso pode prolonga-lo.
É importante que a pessoa siga um horário regular para dormir e acordar, além de deixar o quarto desobstruído e portas e janelas firmemente trancadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Curiosidades
General FictionSobre diversos assuntos, curiosidade a gente mata lendo.