A língua portuguesa é muito rica e tem outras classes de palavras que podem vir se juntar aos nossos paradigmas, tornando-os ainda mais expressivos.
Quando você pensa numa flor, automaticamente vem a sua mente algumas qualidades ou atributos comuns a todas as flores, como o colorido, o perfume, a beleza e coisas assim.
Quando você fala de uma pessoa, lembra-se de suas qualidades e defeitos.
Como fazemos para destacar esses aspectos?
Fácil!
Acho que você já deve ter se lembrado de uma classe de palavra capaz de proporcionar isso, não é? São os adjetivos! Vamos ver o que sobre isso encontramos no dicionário Aurélio Eletrônico!
Adjetivo - Gramática: palavra que caracteriza os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo, indicando-lhes uma qualidade, caráter, modo de ser ou estado; p. ex.: pessoa caridosa, mulher honesta, boa casa, céu nublado.
Lembra-se dos adjetivos?
Que tal usar alguns deles para enriquecer nosso texto e treinarmos um pouco?
Nossa redação poderia ficar assim, por exemplo:
Pedro e Maria
Pedro ama Maria. A linda jovem gosta dele. O simpático rapaz mandou rosas sem espinho. A adorável garota recebeu-as. Ela aprecia flores perfumadas.
O que achou agora?
Não ficou um texto mais rico e significativo? Estamos acrescentando detalhes que permitem ao leitor formar as imagens contidas nessa pequena história.
Você se lembra do texto sobre o velho, no capítulo anterior? Detalhes importantes foram acrescentados sobre ele com simples adjetivos, uma classe de palavras muito útil, mas muito perigosa também, principalmente quando o autor se deixa levar pela empolgação e chega ao exagero.
Esse é um risco que você não deve correr, procurando desde o princípio policiar-se e apenas utilizar aqueles adjetivos que são realmente importantes e necessários para transmitir as imagens que você deseja. Se não fizer isso, pode acabar escrevendo alguma coisa parecida com isto:
Pedro e Maria
O belo e maravilhoso Pedro ama a simpática e atraente Maria. A linda e delicada jovem gosta dele. O imprevisível e galanteador rapaz mandou rubras rosas perfumadas. A estupefata e maravilhada garota recebeu-as. Ela aprecia flores delicadas e odorosas.
Nosso texto não ficou parecido com aquele do "preclaro bacharel"? Ficou rebuscado e piegas?
Antes de concordar, consulte o dicionário para saber o que significa exatamente a palavra piegas. Este é um hábito que você deve manter sempre em ação.
Você percebeu que seu texto pode ser enriquecido com o uso adequado dos adjetivos, que embelezam os substantivos. E quanto aos verbos? E se quisermos ressaltar uma ação ou uma qualidade, o que podemos fazer? Há algum tipo de adjetivo para ser usado com o verbo?
Bem, certamente temos uma classe de palavras capaz de fazer isso. Você já sabe qual é? Falou advérbio? Acertou! É uma classe de palavras muito poderosa, pois não se limita a modificar apenas um verbo. Ela vai além disso. Para descobrir até onde, vamos ver o que diz o nosso dicionário Aurélio.
Advérbio - Gramática: palavra invariável que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstância de tempo, lugar, modo, dúvida, etc.
Antes de continuarmos, preste atenção a um segredo simples que vai livrar você de muitos problemas no futuro. Na definição de advérbio vemos uma expressão interessante: palavra invariável. Sabe o que isso significa?
YOU ARE READING
REDAÇÃO PARA O ENEM VESTIBULAR E CONCURSOS
Документальная прозаEste não é um manual adequado a quem precise aprender redação para amanhã. Não há como fazer isso, a não ser buscar as páginas onde são apresentadas as dicas e torcer para que o tema que lhe seja apresentado facilite as coisas para você. Se está se...