O terceiro ingrediente do aprendizado mencionado no capítulo anterior é a prática. Quanto mais você praticar, mais fácil ficará escrever. Isso explica o meu ponto de vista: 90% de transpiração e 10% de inspiração. Tenha isso em mente.
Você pode ter o dom, pode ter vocação para escrever, mas se você não se sentar diante de uma folha de papel em branco e escrever, nada nem ninguém o fará por você.
Para resumirmos agora o que já foi ensinado, podemos concluir que, para escrever, é preciso ter conteúdo (o que dizer) e conhecer paradigmas (saber como). Dominando esses dois aspectos, você poderá escrever sobre absolutamente tudo.
Dominar os paradigmas não significa que você terá que memorizar uma porção de modelos que serão usados no momento oportuno. Não, de forma alguma, pois isso poderia acabar limitando sua criatividade.
É importante você habituar-se a usar os paradigmas, pois ao fazê-lo com frequência você vai incorporá-los automaticamente, sem perceber e eles surgirão automaticamente, no momento em que precisar deles.
Quer testar isso?
Observe o trecho a seguir, que poderia ter sido tirado de uma página esportiva de um jornal qualquer.
Para começar, se você usar um paradigma assim, será porque leu o jornal e esse é um passo importante para formar conteúdo, isto é, ter o que dizer.
Vamos à notícia:
Coritiba embarca
"A delegação do Coritiba embarca hoje às 7 horas da manhã no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, rumo ao Ceará, onde fará sua estreia na Copa do Brasil diante da equipe do Fortaleza, amanhã, dia 3, às 20h 30, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense."
(Gazeta do Povo, Caderno Esportes, página 3, 2/3/99)
Suponhamos agora que você vá fazer uma notícia para o jornal do colégio, informando a partida de um colega, o Mário Souto, que viaja para a cidade de Miami, nos Estados Unidos, onde fará um curso de inglês de um mês, na Universidade de Miami.
Como ficaria a notícia, se você usasse o paradigma acima?
Vamos por partes!
Na notícia que recortamos do jornal, temos algumas respostas a algumas perguntas importantes: quem faz (fez/fará) o quê, quando, a que horas, de onde, para onde, para quê, contra quem, quando, a que horas, onde.
Vamos responder as perguntas que sejam possíveis no caso da viagem do seu amigo.
Quem? Mário Souto
Faz o quê? embarca
Quando? amanhã
A que horas? às 8 horas da noite
De onde? no aeroporto de Cumbica
Para onde? para Miami, na Flórida
Para quê? fazer um curso de inglês de 30 dias
Contra quem? (não usaremos)
Quando? (não usaremos)
A que horas? (não usaremos)
Onde? na Universidade de Miami
Vamos dar forma à notícia, juntando as respostas na sequência em que foram apresentadas?
Mário Souto embarca para Miami
"Mário Souto embarca amanhã às 8 horas da noite no Aeroporto de Cumbica rumo a Miami na Flórida para fazer um curso de inglês de 30 dias na Universidade de Miami"
YOU ARE READING
REDAÇÃO PARA O ENEM VESTIBULAR E CONCURSOS
No FicciónEste não é um manual adequado a quem precise aprender redação para amanhã. Não há como fazer isso, a não ser buscar as páginas onde são apresentadas as dicas e torcer para que o tema que lhe seja apresentado facilite as coisas para você. Se está se...