FADE IN:
INT. SALA DE ESTAR – DIA
Estamos na sala de estar de uma típica família de classe média. Uma sala não muito grande onde se vê uma pequena estante com livros e à frente um sofá grande, preto e em pele com uma jovem sentada. PATRICIA SWAN magra, olhos castanhos, cabelo comprido e liso de cor castanho-claro, aparenta ter uns dezasseis anos. Encontra-se cabisbaixa e a chorar, observando uma foto. Algo trágico acaba de acontecer com a sua família: seu pai JORGE SWAN e sua irmã gémea GABRIELA SWAN sofreram um acidente grave no qual ambos perderam a vida.
Entretanto, surge sua mãe, ISABEL SWAN, uma Senhora com aparência de trinta de muitos anos, de estatura física muito semelhante à da filha, a única diferença mais notável eram o cabelo ligeiramente mais escuro e os olhos azuis que realçavam o seu rosto pálido e cansado. Isabel, ao entrar na sala, senta-se ao lado da filha e observa a fotografia junto com ela.
ISABEL
Ainda não acredito que isto aconteceu!
PATRÍCIA
Nem eu. Vou sentir tanto a falta deles. O pai era tudo para mim a Gabr..., a Patrícia, eram tudo para mim, fazíamos tudo juntas, sinto que perdi parte de mim.
ISABEL
Agora só nos temos uma à outra. Não vou conseguir viver assim.
PATRÍCIA
Mãe! Precisava de falar contigo. Algo grave.
ISABEL
Que se passa?
PATRÍCIA
Preciso de te confessar uma coisa. No dia do acidente, não era a PATRÍCIA que ia no carro com o Pai, era a Gabriela. O pai queria que eu fosse com ele à pesca e eu não gosto de pesca, então a Gabriela ofereceu-se para ir no meu lugar e eu aceitei.
ISABEL
Tu estás-me a dizer...
PATRÍCIA
Sim mãe, eu sou a Patrícia, quem morreu foi a Gabriela. Desculpa!
Patrícia começa a CHORAR.
ISABEL
Não me peças desculpa a mim! Foi ao teu pai que desiludiste. A mim tanto me faz perder uma filha como perder outra, eu queria era ter-vos aqui às duas. Mas, porquê que vocês fizeram isto? Que mania a vossa de estarem sempre a trocar.
PATRÍCIA
Não sabíamos que isto ia acontecer...
ISABEL
Pois claro que não sabiam. Mas deviam ter pensado...
PATRÍCIA
Pois, já percebi que errámos. Agora só resta repor a verdade
ISABEL
Nem pensar!
PATRÍCIA
Como assim?