Diversos #2 - Sugestão de leitura #1

1.2K 142 13
                                    

Existem alguns livros que fazem a difícil jornada do escritor menos árdua. São livros teóricos que nos ensinam lições valiosas. Esses são os mais importantes para mim:

Story – Substância, estrutura, estilo – Robert Mckee: Sem dúvidas o livro mais importante para a minha escrita. Mckee é um consultor de roteiros de Hollywood com muita experiência e especialista em enredo. Trata do design de roteiros e quase tudo pode ser adaptado para a literatura.

Manual do Roteiro – Syd Field: Field também é um consultor de roteiros de Hollywood e discípulo do filho do pintor Renoir. Trata desde a criação de histórias até de personagens. Junto com Story, forma o pacote obrigatório que todo roteirista precisa ler. É igualmente útil para romancistas.

The complete handbook of Novel Writing – Vários autores (apenas em inglês): Trata dos temas mais diversos (de narrativa, personagens, processo criativo, estilo, edição, até entrevistas e conselhos de editores e autores renomados). São quinhentas páginas de letras pequenas em inglês que valem muito a pena.

A Arte da Ficção – David Lodge: Trata-se da reunião de cinquenta artigos publicados pelo autor. Cada um deles usa um romance clássico diferente para abordar algum tema literário, normalmente ligado ao estilo.

Como funciona a ficção – James Wood: Cuidado com esse aí. É tão bom quanto denso. Não leia este se estiver começando agora. É uma crítica acadêmico-literária sobre escritores clássicos. Exatamente por isso, nos faz crescer muito com escritores.

Sobre a escrita – Stephen King: Ideal para quem está começando. É dividido em duas partes: a biografia dele e seus conselhos. Algumas vezes, essas partes se confundem. O grande ponto alto deste livro é quando ele mostra a importância da disciplina para a carreira de um dos maiores nomes do terror norte-americano.

Story structure architect – Victoria Lynn Schmidt (apenas em inglês): Bom livro para estudo da estrutura dos diversos gêneros literários e para o conhecimento das situações dramáticas.

O Zen e a arte da escrita – Ray Bradbury: Livro com conselhos e experiências de um dos maiores nomes da fantasia e ficção-cientifica.

Livros não lidos, mas recomendados por escritores best-sellers:

A Jornada do Escritor – Christopher Vogler

A arte da Ficção – John Gardner

A arte da Ficção – Henry James

Como escrever diálogos – Silvia Adela Kohan

Para ler como escritor – Francine Prose

Como escrever séries – Sonia Rodrigues

Guia do Escritor Iniciante (ou como bombar)Donde viven las historias. Descúbrelo ahora