Alma

226 6 2
                                    

Assim, há abundância de lugares ou outros universos onde a nossa alma poderia migrar após a morte, de acordo com a teoria do neobiocentrismo.

Mas será que a alma existe? Existe alguma teoria científica da consciência que poderia acomodar tal afirmação?
Segundo o Dr. Stuart Hameroff uma experiência de quase morte acontece quando a informação quântica que habita o sistema nervoso deixa o corpo e se dissipa no universo. Ao contrário do que defendem os materialistas, Dr. Hameroff oferece uma explicação alternativa da consciência que pode, talvez, apelar para a mente científica racional e intuições pessoais.

A consciência reside, de acordo com Stuart e o físico britânico Sir Roger Penrose, nos microtúbulos das células cerebrais que são os sítios primários de processamento quântico. Após a morte esta informação é liberada de seu corpo, o que significa que a sua consciência vai com ele. Eles argumentaram que a nossa experiência de consciência é o resultado de efeitos da gravidade quântica nesses microtúbulos, uma teoria que eles batizaram de Redução Objetiva Orquestrada.

Consciência ou pelo menos protoconsciência é teorizada por eles para ser uma propriedade fundamental do universo, presente até mesmo no primeiro momento durante o Big Bang. "Em uma dessas experiências conscientes comprova-se que o proto esquema é uma propriedade básica da realidade física acessível a um processo quântico associado com atividade cerebral."

Nossas almas estão de fato construídas a partir da própria estrutura do universo e pode ter existido desde o início dos tempos. Nossos cérebros são apenas receptores e amplificadores para a protoconsciência, que é intrínseca ao tecido do espaço-tempo. Então, há realmente uma parte de sua consciência que é não-material e viverá após a morte de seu corpo físico.

Dr. Hameroff disse ao Canal Science através do documentário Wormhole: "Vamos dizer que o coração pare de bater, o sangue pare de fluir e os microtúbulos percam seu estado quântico. A informação quântica dentro dos microtúbulos não é destruída, não pode ser destruída, ela só distribui e se dissipa com o universo como um todo." Robert Lanza acrescenta aqui que não só existe em um único universo, mas talvez, em vários universos.

Se o paciente é ressuscitado, esta informação quântica pode voltar para os microtúbulos e o paciente diz: "Eu tive uma experiência de quase morte."

Ele acrescenta: "Se ele não reviveu e o paciente morre é possível que esta informação quântica possa existir fora do corpo talvez indefinidamente, como uma alma."

Esta conta de consciência quântica explica coisas como experiências de quase morte, projeção astral e até mesmo a reencarnação, sem a necessidade de recorrer a ideologia religiosa. A energia de sua consciência potencialmente é reciclada de volta, em um corpo diferente em algum momento e nesse meio tempo ela existe fora do corpo físico em algum outro nível de realidade e possivelmente, em outro universo.

ENIGMA QUÂNTICOOnde histórias criam vida. Descubra agora