A Conversa - O silêncio é o argumento

451 32 1
                                    

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."  Khalil Gibran

Quem nunca presenciou raios, relâmpagos e trovões? Intenso! As vezes assustador! Foi inspirada na tempestade que classifiquei uma discussão entre duas mulheres. ⚡

 Eu percebi que enquanto, uma falava, falava e falava a outra parou de argumentar e passou a responder com o silêncio. 

Um trecho do diálogo:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Um trecho do diálogo:

- Filho, eu não vou discutir com ela, porque a mulher sábia edifica sua casa.

A outra, estava escultando do lado de fora do quarto e responde em tom de desdém:

- Você é tão sábia que nem uma casa tem!

Então, a primeira mulher preferiu o silêncio como resposta 😶.

- Mãe, você não pode deixar ela te humilhar desse jeito

- Filho, não se irrite com isso! Inteligência se conquista. Sabedoria vem de Deus. Por isso, aos tolos, a melhor resposta ainda é o silêncio.

Agora, use sua sabedoria e reflita: Qual das duas mulheres é a sábia?

Como o mundo seria melhor se as pessoas parassem de querer estar sempre certas e aceitassem que todo ser humano erra. Tantas famílias seriam restauradas por uma "palavra" silenciada. Milhares de bebês nasceriam e cresceriam felizes sem traumas adquiridos ainda no ventre ...

Mães! Parem de amaldiçoar seus filhos. Usem palavras que edifiquem.  

" Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão." (Salmos 127:3)

Entenderam?

A palavra HERANÇA não está ali à toa. Aliás, nada na Bíblia foi escrito por acaso. Tudo tem um significado. Deus fala conosco através das Sagradas Escrituras. E, o salmista ainda exorta ao "filho" como motivo de galardão. Eu adoro ler a Bíblia! Para mim é o livro dos livros. Nele você aprende a curar as feridas do corpo de da alma. 

Depois de presenciar essa discussão... Pois é, isso aconteceu, é um fato. O que me chamou a atenção e causou uma certa tristeza em mim foi saber que uma delas é uma pessoa de certa idade, ou seja, com experiência de vida suficiente para ter sabedoria e uma ativista dentro da igreja da sua cidade, pasmem-se! Eu me fiz a seguinte pergunta: Como pode faltar sabedoria nessa mulher? E, adivinha aonde encontrei a resposta? Na Bíblia, lógico!

Para algumas pessoas que confiavam em sua própria justiça e menosprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: A oração do Publicano e do Fariseu (Lucas 18:9-14).

🙏 

Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava em seu íntimo:

- Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: roubadores, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Entretanto, o publicano ficou à distância. Ele sequer ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, confessava:

- Ó Deus, sê benevolente para comigo, pois sou pecador.

Jesus disse aos presentes: Eu vos asseguro que este homem, e não o outro, foi para sua casa justificado diante de Deus. Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado!     

 Porquanto todo aquele que se vangloriar será desprezado, mas o que se humilhar será exaltado!     

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O silêncio da não dualidade. 

O silêncio da integridade. 

O silêncio da não discussão. 

O silêncio do silêncio.

Quando silenciamos podemos ouvir melhor. Sentir melhor... Nos permitimos banhar por todos os sons e por todas as formas.  Apenas quando a mente silencia podemos entrar em contato com nós mesmos, porque o mais importante do que o silêncio da boca, das palavras, dos sons emitidos é o silêncio interno da  nossa mente.  

Nós temos por hábito falar e nos entreter com sons e imagens. Desviando do que está a nossa volta, criamos  realidades falsas sobre a realidade verdadeira. Preferimos acreditar em nossas fantasias e é o silêncio que permite penetrar no mundo real e cancelar o falso. 

Buda dizia que: "A mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores." Por isso é  necessário conhecer a própria mente. E o silêncio é caminho para aquietar as tempestades mentais.

A mente está ligada o tempo todo!

Estamos muito acostumadas ao entretenimento. Observamos tudo: Desde o que conseguimos ver, tocar e sentir até escultar. Ao entrar em uma sala, por exemplo, aos que enxergam, observamos os móveis, as pessoas,  as janelas... Raramente percebemos os espaços vazios, os espaços entre as pessoas, entre os móveis.  Você sabia que as pausas na música fazem a música melhor? Pois é! Assim também acontece conosco: O silêncio entre as falas e pensamentos trazem harmonia para nossa vida.  Sem ele não há música, não há pensamentos, não há nada.

Desaprendemos a estar com alguém em silêncio. Sentir a presença de alguém sem precisar falar. Apenas estar presente, sem nada extra, sem nada faltando. Podemos estar em grande intimidade com alguém, sem nada dizer. Talvez as experiências mais profundas sejam silenciosas - quer de alegria ou de tristeza. Temos que aprender a nos recolher em nós mesmos, sem apego ou aversões, apenas ouvir o silêncio e apreciar a vida.

"A mulher sábia edifica o lar, mas a insensata o destrói com as próprias mãos."  (Provérbios 14:1)                                                                                                                                            

A Sabedoria Do SilêncioOnde histórias criam vida. Descubra agora