Olá, leitor.
Já pensou por que pessoas de diferentes idades se reúnem em torno de um contador de histórias? Antes da invenção da escrita, muitos povos inventavam histórias e as transmitiam, de geração em geração, de boca em boca, mas, principalmente, por meio dos contadores de histórias.
Apenas para divertir, passar o tempo, mexer com as emoções?
Muito mais do que isso, as histórias da tradição oral carregam o modo de viver e os valores de uma determinada cultura.
As quatro histórias aqui recontadas revelam um pouco do "riquíssimo universo da tradição oral africana" e, mais que isso, uma das nossas matrizes culturais fundamentais.
Você vai se emocionar com o amor do príncipe Kia-Tumba pela filha do Sol e da Lua e a inteligência que revela para realizar seu desejo. Vai aprender sobre a importância do trabalho em equipe no conto "Os viajantes e o monstro". Vai encontrar uma versão nigeriana da história "O cágado e a festa no céu", que Silvio Romero registrou em Sergipe, seu estado natal, em meados do século XIX.
Mas essas histórias têm ainda outros encantos, que você vai descobrir.
Elas foram selecionada e recontadas por Ana Maria Machado, reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes escritoras brasileiras de livros para crianças jovens.
YOU ARE READING
Histórias Africanas
Short StoryHistórias africanas recontadas por Ana Maria Machado.