Após vermos a vontade de conhecer as diversidades e a preocupação com a transmissão de ensinamentos sólidos e construtivos, vemos, nesse texto, Sua ação para as pessoas atingidas pelos maiores problemas no mundo; afetadas não somente em suas almas, mas também em suas estruturas corpóreas.
Chegamos no verso 36 e nos deparamos com uma profunda preocupação e sensibilidade de Cristo às aflições dos habitantes. Fazendo as devidas conexões, vemos como o fato de conhecermos de perto as pessoas (1ª base), nos tornam muito mais propensos a analisá-las com mais atenção. Não é uma questão de abraçar o mundo com as pernas, mas compreender que ao entendermos, de um modo geral, a situação em que o mundo vive, somos capazes de nos capacitarmos para ajudar na medida do possível. Uns, infelizmente, reconhecem a situação do mundo e fecham os olhos – Mateus chega a fazer a uma analogia introdutória bastante perspicaz: "...eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. "
É sabido que ovelhas andam em rebanhos. É uma coisa bastante intuitiva: é onde a expressão "a união faz a força" tem autenticidade. Durante diversas analises, quando uma das ovelhas\cordeiros se machucam, os demais integrantes se unem para que ele não fique para trás e seja atacado por algum predador natural. No entanto, muitas vezes, o rebanho, perde essa noção biológica, por conta de fatores externos, e acabam deixando para trás a ovelha ferida. É aqui onde vemos a necessidade de um pastor (2ª base); capaz de manter todas unidades com um único propósito. Mantendo suas raízes originais (Efésios 4:3). Foi nesse dia que Jesus viu ovelhas andando de forma totalmente desconexa – apesar de estarem em grupo, não havia um pensamento de cooperação entre elas.
Nesse estado de preocupação, olhou para aqueles incumbidos de manterem as pessoas unidas, os discípulos, e entoou "A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos...". A colheita faz menção a se dispor a ajudar todas aquelas pessoas. Trazerem ao seu estado natural inicial: cooperação, amor, zelo e entre outras qualidades – tendo essas qualidades, somos capazes de tratar, também, as mazelas biológicas que nos acometem (3ª base).
A mensagem é simples e curta: devemos conhecer as pessoas (1ª base) como um todo para que assim possamos estarmos aptos para apreendermos e transmitirmos (2ª base) bons ensinos e, por fim, cuidarmos delas (3ª base). Tendo isso, o espírito da unidade reina sobre nós e é capaz de nos transformar da melhor maneira possível.
Gostou? Me acompanhe no YouTube!
https://www.youtube.com/watch?v=hOn4Suqmb0w
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 3 pilares do caráter social de Jesus Cristo
SpiritualSerá que Jesus Cristo desejara trabalhar suas aptidões humanas? Quando vemos os seus atos e por que todos os seres humanos não agem da mesma forma? Nesse simples texto, de 3 capítulos, iremos enxergar simples atitudes feitas por Cristo com um prop...