"Dédalo era um artífice habilidosíssimo, que ao cair no desagrado do Rei Minos, foi aprisionado em uma torre. Impossível seria sua fuga pelo mar, portanto, como o inventor que era, teve êxito em fabricar asas, para que ele e seu filho Ícaro pudessem voar para longe de sua prisão. Disse o pai ao menino: "Ícaro, meu filho, recomendo-te que voes a uma altura moderada, pois se voares muito baixo, a umidade emperrará tuas asas, e se voares muito alto, o calor as derreterá. Conserva-te perto de mim e estarás em segurança." Porém, Ícaro não seguiu as orientações de seu pai e exultante com o voo, começou a afastar-se em direção ao sol ardente, que amoleceu a cera que prendia as penas de suas asas e o fez mergulhar em direção às águas do mar."
Quando eu tinha sete anos, minha mãe, cansada de minhas traquinagens, leu para mim esse conto da mitologia grega. O objetivo dela provavelmente era me mostrar que quando não a obedecesse, haveriam consequências. Assim como o filho de Dédalo, eu também era atraído pelo sol, pelo calor. Contudo, apesar do que mamãe quisesse me ensinar, o que levei desse mito não foi a obediência e sim o isolamento. Eu me identifiquei com Ícaro e não temia as brasas e o calor como deveria. E também, assim como ele, eu sabia que algum dia isto seria minha ruína.
A escolha de ser bombeiro me confirmou isso. Já que todos os dias eu me arriscava a estar tão perto do fogo, sem temer o calor e as chamas, eu não sentenciaria ninguém a estar comigo quando o fizesse. Já vi famílias demais sendo arruinadas por muito menos para conseguir manter um relacionamento meramente superficial.
Mesmo assim, eu não me arrependo de minha escolha. Pode ser uma jornada solitária, mas minha recompensa é algo que poucas pessoas podem experimentar na vida. Não são os agradecimentos das pessoas que resgato junto com minha equipe, ou minhas emoções pessoais por estar salvando alguém.
É algo muito mais que isso.
O que me traz a sensação de que tudo isso vale a pena é o sopro de vida das vítimas. A forma como, ao serem retiradas quase que literalmente do inferno, apesar de todos os ferimentos e em meio a sua dor, sempre há um momento de alívio, tão breve que quase passa de maneira imperceptível por nossos olhos.
Isso sim me faz acreditar que pode existir uma força maior regendo o universo. Talvez anjos que soprem a dor de quem perdeu tudo, quem sabe? E nem que por poucos minutos, por meio de suas auras, eles trazem o céu para a terra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Halo
RomanceIncêndios são mais comuns do que se imagina, Chris e sua equipe de bombeiros sabem disso mais do que ninguém. Cada chamado tem suas particularidades, mas nenhum jamais fora tão impactante quanto o que trouxera Sam para a vida dele. Embora tenha sido...