Ela nasceu na época do império, o nome dela era Conceição, a mãe dela era lavadeira, viúva, pobre, vivia lavando roupas em troca de trocadilhos, e a mãe dela sempre falava pra ela que ela seria lavadeira também pois tinha passado de geração em geração, mas a Conceição não aceitava aquilo, não ganhava dinheiro, dormia mal em cama de palha, comia mal, vestia mal e de fim de semana tinha que ir à igreja agradecer pela vida que ela tinha, ela nunca aceitou isso, mas ela não conhecia outra forma de viver.
Um dia a mãe dela ganhou uma trouxa de roupas, e aquelas roupas tinham um cheiro de perfume diferente, então ela foi olhar o que tinha no meio daquela roupa, tinha espartilho, ceroulas, enfim, e tão curiosa como ela ficou, ela resolve perguntar para sua mãe de onde tinha vindo aquelas roupas, por que não era comum receber tanta roupa chique para ser lavada, e sua mãe responde- Essas roupas são chiques e perfumadas por que são roupas de prostitutas
Conceição olha aquela roupa, e chega à conclusão que se ser prostituta era tão chique, ela sem pensar duas vezes decide que quer se tornar uma.
Sua mãe tira as roupas da mão dela e fala que a prostituição era uma coisa errada aos olhos dela.
Mas mesmo depois daquilo, ela insistiu em perguntar para sua mãe o que era ser prostituta, e sua mãe responde- É mulher que tem vida fácil, mulher da noite que não vale nada, nem chega perto dessas roupas, pois mulher de vida assim não trás nada de bom para a vida
Mas Conceição pensava, se era tão lindo, a vida deveria ser boa, não deve ser o que a sua mãe dizia.
Até que chegou o dia em que vieram buscar as roupas, Conceição avista de longe uma carruagem chique, onde havia um homem educado, e na hora, Conceição teve a ideia de se enfiar no meio das roupas e entrar na carruagem, já que ela era uma menina pequena e magrinha, então ela foge em busca de uma vida melhor, na prostituição.
Conceição sente a carruagem parando, e percebe que está na hora de descer, foi quando o homem vê a pequena menina e se assusta- O que você está fazendo aqui menina? E se você suja essas roupas?
Conceição responde, toda ingênua, dizia que queria apenas uma chance para conversar com a dona daquele palácio enorme, e o homem com dó dela, decide que vai ajudá-la
- Tudo bem, mas primeiro preciso falar com ela para saber se ela vai querer conversar com você
O homem entra no palacete e conversa com a sua patroa, que libera a entrada de Conceição, ela toda feliz e encantada com a beleza daquele lugar, não sabia se andava ou se parava para admirar cada detalhe. Enfim ela chega no quarto de Dona Maria Quitéria, a quem a recebe da melhor forma possível. Então Quitéria vê aquela menina magrinha, pequena, entrando pelo seu quarto, e pergunta o que ela queria ali, Conceição responde
- Eu quero ser prostituta
Quitéria ao ouvir aquilo, deu uma gargalhada, aquela que todos nós conhecemos, então ela responde com o seu sotaque francês
- Querida, você não sabe o que é a vida de uma mulher Dama.
Conceição nem sabia o que era ser uma dama, mas ela sabia que seria uma vida de muito trabalho, então ela mostra suas mãos cheias de calo, e pergunta se o trabalho na prostituição era pior do que lavar roupas o dia todo. Quitéria ao ver aquilo sentou uma pena enorme, mas logo disse que o desgaste não era por fora, e sim por dentro, mas ela iria aceitá-la em seu cabaré, pois ela havia acabado de chegar no Brasil, e estava sem nenhuma menina para trabalhar ali.
Então Quitéria vestiu Conceição de uma forma melhor, e começou a ensiná-la como era ser uma menina do cabaré, ali ela aprendeu tudo que tinha que fazer, e assim Quitéria conseguiu muitas meninas para trabalhar em seu cabaré.
Até que o cabaré chega a fama, Quitéria estava tão feliz com o desempenho das meninas, que ela resolve dar um presente para cada uma. Então uma escolheu um espartilho novo, outra joias, até que chega na Conceição, e o pedido dela era aprender a ler, Quitéria muito surpresa com a sua resposta, diz que iria ensiná-la a ler. Então poucos dias depois, lá estavam as duas, Quitéria ensinou a Conceição a ler Francês, Latim e Português, ela era uma menina de apenas 16 anos, então aprendia rápido, após ensinar as línguas, Quitéria ensinou Conceição a ter postura, a ter etiqueta, a como se vestir bem, a levou nos melhores joalheiros, onde alertaram a Conceição como ela deveria cuidar de suas joias.
Ela virou uma verdadeira boneca de luxo, e quando ela começou a se alimentar melhor, Quitéria viu a verdadeira mulher que Conceição era, então ela resolve batizar Conceição com um nome mais bonito, então ela começou a relembrar de nomes de Rainhas, nomes de luxos, até que ela lembra de Helena de Tróia- Menina, você é linda demais para ter esse nome, seu nome agora será Helena
Helena tinha uma beleza única, ela aprendeu a ser uma verdadeira dama, os homens eram enlouquecidos por ela, mas ela não aceitava a proposta de qualquer um.
Depois de um tempo, ela já era conhecida como Helena, os homens deram um apelido a ela, todas as mulheres do cabaré de Quitéria tinha um apelido, e o de Helena era Dama da Noite, que assim como a flor que aparece apenas uma vez, ela era difícil de ser conquistada.
Um belo dia chega um Conde no palacete, que se apaixonou perdidamente por Dama da Noite, depois de um tempo ele resolve fazer um pedido de casamento, ele se ajoelha na frente dela, e ela apenas observava, após o pedido, ela negou, e todos no cabaré começaram a rir, pois sabiam que ela não iria aceitar, então Dama da Noite diz- Casar não, mas eu posso ser sua amante, por que você faz o meu tipo, mas não quero ter uma vida de casada
A mãe dela era viúva, ela sabia que não foi um casamento feliz, e ela sempre dizia que queria ficar rica pelo seu próprio trabalho, e não às custas de homens, homem para ela era um objeto.
Ela e o Conde foram felizes por um tempo, Dama da Noite conseguiu toda a riqueza que ela queria com o seu esforço, o seu trabalho. Ela viveu toda a sua vida na casa de Quitéria, e depois de Quitéria morrer, ela ainda viveu muito, muitas tinham inveja dela, por ela ser uma verdadeira dama, e ela se tornou no cabaré de Mademoiselle Quitéria, a Mademoiselle Helena, Dama da Noite, todos conheciam ela, era uma briga enorme para ficar com ela enquanto ela era jovem, e quando ela envelheceu, ela viveu da forma que ela quis, desfrutando de tudo que ela havia conquistado.
Conceição, Helena, Dama da Noite, foi uma mulher que nasceu no barro, mas morreu no ouro, nunca mais o seu nome foi esquecido.
Dama da Noite aprendeu que o segredo de uma mulher ser feliz era amar a si mesma.
Tenha Dama da Noite como sua amiga, e quem tem a sorte de ter ela em sua vida, cuide dela como ela mereceLaroye Dama da Noite
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eles Fizeram História
SpiritualMuitas vezes citados de modo pejorativo como entidades malvadas, os Exus e pomba giras são as entidades mais mal compreendidas para quem não conhece a mitologia da religião umbanda. Exus e pombas giras são entidades mensageiras no mundo sobrenatural...