Então você é a sua companheira estão grávidos. Você sabe que precisa comprar um a casa maior. Tem que ter mais espaço para criança. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço novo, não pode ser aquele que a vizinha dispôs a emprestar. Então você sabe que tem que trocar de carro. Aquele carro não é confortável para levar a família. Aquele carro não é seguro pro seu filho. Tem que temer seis airbags, no mínimo. Tem que vir com com ar-condicionado de fábrica. Coitado do bebê no verão.
Pai novo, fiz tudo aquilo que me diziam, do apartamento maior ao carro de quatro portas, depois dos quais precisei trabalhar mais para poder dar conta das prestações. Trabalhava mais para poder pagar a melhor creche. No supermercado, apenas a melhor fralda. Comprar a fralda mais barata significava amar menos o seu filho. Roupa do brechó, nem pensar. De brinquedos caros nisso armário está cheio. De culpa também, por ter que passar muito tempo no trabalho.
O que aprendi é que não faz diferença alguma. Um apartamento grande não faz diferença, porque as crianças gostam mesmo é de dormir amontoados na cama dos pais. Um carro grande não faz diferença, porque as crianças gostam mesmo é de andar de bicicleta. A melhor creche não faz diferença, se você é o último pai a buscar o seu filho. Os brinquedos mais caros e os jogos de videogames não fazem diferença: para crianças, não há nada mais divertido do que se equilibrar no meio-fio ou andar na calçada sem posar nos riscos. Jogar uma criança pro alto e agarrá-la antes de cair no chão, está aí a melhor brincadeira do mundo para qualquer pequeno. E tem a vantagem de ser de graça.
Adoro aquela tirinha do Rafael Sica sobre o sujeito que está sempre no trabalho pensando no bar. No bar, o sujeito está sempre pensando na família. Em casa, com a família, o sujeito está sempre pensando no trabalho. O sujeito nunca está realmente onde ele está. Cria sempre algum tipo de ruído na relação dele com as coisas. Esse cara sou eu, pensei quando vi a tirinha pela primeira vez. Então você e sua companheira estão grávidos. Então vice sabe que não precisa de uma casa maior, de um carro melhor, nem da fralda melhor, nem de uma casa maior, de um carro melhor, nem da fralda melhor, nem da melhor creche. Você sabe, no fundo, que só precisa estar lá. De verdade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O PAPAI É POP
De Todo''ESTOU PAGANDO ESSA DINHEIRAMA PARA SER CHAMADO DE HERÓI QUANDO MATO UMA BARATA. ESTOU PAGANDO ESSA PEQUENA FORTUNA PARA PEGAR A BOLA QUE CAIU NO TERRENO DO VIZINHO E SER APLAUDIDO PELAS PEQUENAS. ESTOU PAGANDO PARA SABER TUDO SOBRE TODAS AS COISAS...