Era noite quando passos adentraram o formidável bar da esquina. Um, dois, três segundos... e lá estava Hércules, sentado sobre a banqueta no balcão e fazendo gesto para pedir o drink de sempre.
- Faz tempo que não te vejo Hércules – começou o atendente no balcão. Pegara um copo grande de vidro azul e encheu-o com cerveja.
- Anime-se Dante, fiquei poucos dias fora. Você sabe que eu nunca deixaria de vir aqui. Tenho que te dizer: o movimento por aqui caiu.
- É a crise meu fiel cliente. Um absurdo, não? Em pleno 2044 e os escândalos de corrupção não param. A realidade do meu bar é a realidade do Brasil. O povo anda sem dinheiro.
- Imaginei que fosse. Tenho um amigo que diz sonegar o imposto, posso perguntar o que ele faz e te ensinar. Sei que parece errado, mas é a única forma que temos de nos defender. Os impostos já são roubados mesmo... espera! Acho que conheço o senhor. – Hércules volveu ao homem que jazia na banqueta ao lado, e até então estava despercebido.
O estranho era alto e forte, com riscos de definição; o rosto harmônico combinava perfeitamente o maxilar quadrado e a barba rala, com os olhos castanhos e o cabelo negro arrepiado e caído pra frente. Vestia roupa social azul-escuro de manga comprida e calça jeans, comum a qualquer momento. De brilhante, tinha o fino cordão de prata ao redor do, merece seu destaque, perfeito pescoço.
A excelente aparência era notável e deveria brilhar mais se estivesse em bom estado. Mas a verdade é, que naquele momento, a estética ofuscava-se devido a destruição e falta de cuidados. A blusa social estava rasgada em alguns pontos e amaçada em outros; do rosto, olheiras abaixo dos olhos e sujeira nas bochechas; do cabelo e barba restaram o emaranhado de fios bagunçados que não visitavam qualquer barbeiro há muito tempo. Fedia, e o hálito era desagradável. Também lhe faltava calçados e os pés não desgrudavam do chão.
- Conhece mesmo – confirmou o estranho.
- Não consigo me lembrar com perfeição, mas o rosto é familiar. Qual o seu nome?
- Depende de quem pergunta – respondeu com ironia. – Você me conhecia por Henrique durante a infância. Estudamos juntos naquele colegiozinho atrás do rio.
- Henrique? Henrique... – Hércules cofiou o queixo nu e pensou por segundos. Me ajude Dante, você é meu amigo de infância e deve se lembrar.
- Nos conhecemos na rua, não estudávamos juntos – respondeu o dono do bar.
Na falta de memória, convinha a Henrique dar maiores explicações:
- Lembra-se de um gordo que costumava sofrer? Tinha tantos apelidos que sequer lhe conheciam o nome.
- Agora que falou acho que me lembro. Ele sempre era rejeitado pelas meninas e apanhava dos mais velhos, isso mesmo? Eu não tinha nada contra ele, mas como não sabia o nome sempre o chamava de rabicó, leitão; droga, quando somos jovens fazemos tantas besteiras. Também me lembro que ele trabalhava num comércio de família, não era?
- Isso, esse aí mesmo. – A voz de Henrique estava claramente abatida e tristonha, pesando o clima e sugando a energia boa do ambiente.
- Mas o que tem ele? Não é você é? Caramba quanto tempo. Agora fiquei sem graça pelos apelidos.
- Não fique. Na época foi difícil, mas se não fossem as dificuldades eu não seria o que sou hoje.
- Caramba, vamos tomar uma?
*
- Poxa, faz o que? 30 anos? – Disse Hércules. – Se hoje tenho 46 você deve estar próximo disso.
- Tenho 45.
- Nossa! – Assustou-se Dante. – Você parece ter uns 50 ou mais.
- Agradeço-te pela fala – zombou Henrique.
- Vamos vamos, é claro que tem alguma coisa te incomodando não é? A roupa não combina com a aparência, e o cheiro de bebida só mostra que você está tentando esquecer algo. E não precisa ser tão formal – comentou Hércules. – Está entre amigos, não com seu chefe.
- Sei que falo diferente, mas se parar pra pensar eu apenas falo corretamente. Se o nosso português pode ser belo, por que "enfeiá-lo"?
- Certo certo, então que seja feita a vossa vontade – brincou Dante.
- Me fala ai Henrique, o que fez por todos esses anos? Eu falaria sobre mim mesmo, mas não fiz muita coisa excitante na minha vida. Eu era forte, você deve se lembrar. Quando terminei a faculdade já virei pai, casei, e hoje trabalho como supervisor de vendas. Sou tão normal quanto pareço – disse sorrindo –; fale de você por enquanto. Com certeza mudou muito.
Henrique animou-se com a atenção que o conhecido desconhecido homem lhe dava e disse:
- Posso contar, mas se começar a enjoar avise-me, não quero cansar-te nos ouvidos e mandar embora com chatices um cliente de Dante.
- Falando em clientes – começou Dante. – Não fique ofendido, claro que para mim quanto mais fregueses melhor. Mas por pura curiosidade, nunca te vi aqui antes, como veio parar aqui?
- Tudo vai fazer sentido no final da história Dante, se der tempo de chegarmos até lá. Enquanto isso, encheremos nossos copos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DON JUAN BRASILEIRO (HOT)
RomanceUma história HOT descrita em primeira pessoa. Espero que gostem :)