1 Depois o Senhor Deus disse a Noé: - Entre na arca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo.
2 Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal *puro e um casal de cada espécie de animal *impuro.
3 Leve também sete casais de cada espécie de aves para que se conservem as espécies que existem na terra.
4 Pois daqui a sete dias eu vou fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites. Assim vou acabar com todos os seres vivos que criei.
5 E Noé fez tudo conforme o que o Senhor Deus havia mandado.
6 Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio cobriram a terra.
7 A fim de escapar do dilúvio, ele entrou na arca junto com seus filhos, a sua mulher e as suas noras.
8 Os animais puros e os impuros, os que se arrastam pelo chão e as aves
9 Entraram com Noé na arca de dois em dois, macho e fêmea, como deus havia mandado.
10 Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cobrir a terra.
11 Nesse tempo Noé tinha seiscentos anos. No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram cobertas as janelas do céu,
12 E caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
13 Nesse mesmo dia Noé e a sua mulher entraram na arca junto com os seus filhos Sem, Cam e Jafé e as suas mulheres.
14 Com eles entraram os animais de todas as espécies: os domésticos e os selvagens, os que se arrastam pelo chão e as aves.
15 Todos os animais entraram com Noé na arca, de dois em dois.
16 Entraram macho e fêmea de cada espécie, de acordo com o que Deus havia mandado Noé fazer. Aí o Senhor Deus fechou a porta da arca.
17 O dilúvio durou quarenta dias. A água subiu e levantou a arca, e ela começou a boiar.
18 A água foi subindo, e a arca continuava a boiar.
19 A água subiu tanto, que cobriu todas as montanhas mais altas da terra.
20 E depois ainda subiu mais sete metros.
21 Morreram todos os seres vivos que haviam na terra, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens, e os animais que se arrastam pelo chão e os seres humanos.
22 Morreu tudo o que havia na terra, tudo o que tinha vida e respirava.
23 Somente Noé e os que estavam com ele na arca ficaram vivos. O resto foi destruído, isto é, os seres humanos, os animais domésticos, os animais selvagens e os que se arrastam pelo chão e as aves.
24 Só cento e cinqüenta dias depois é que a água começou a baixar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
GÊNESIS - BÍBLIA SAGRADA
EspiritualO livro conta a história da humanidade desde a sua criação até a morte de José. É impossível datar os acontecimentos relacionados à criação; o dilúvio e o repovoamento a terra (Gn 1-11), mas o restante do livro trata da era patriarcal que é, em líng...