Sangue Negro | Notas

53 7 20
                                    

1) Os cortiços e os quiosques de rua, destinados às mais baixas classes sociais, realmente caíram em desagrado do governo da cidade do Rio de Janeiro. Aos poucos foi iniciado o processo de erradicação dos mesmos, restando aos moradores procurar lugar onde pudessem morar seu custo. A solução foi o Morro da Favela, hoje Morro da Providência. As demais ocupações irregulares na cidade também levaram o nome de favela.

2) A rua do Ouvidor, citada aqui, é uma rua da cidade do Rio que existe até hoje e tem uma rica história que monta de 1.578 (fonte: https://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/rua-do-ouvidor-historia.html).

3) O escândalo dos homens ao ver os pés desnudos de Henrieta foi inspirado no assombro do homem ao observar os tornozelos de uma mulher, conforme o romance "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), que se passa na Ilha de Paquetá. Leia autores nacionais! Leia este clássico!

4) O jornal "A Marmota Fluminense" aqui citado realmente existiu. Ficou curioso(a)? Dê uma olhada aqui: bndigital.bn.br/acervo-digital/marmota-fluminense/706914

5) Roberto, irmão de Henrieta, diz aqui neste conto que aprendeu a ler às portas da redação do jornal "A Marmota Fluminense", ensinado por um tal Joaquim Maria. O nome completo dele, caso lhe interesse, foi Joaquim Maria Machado de Assis, quando menino atendia por Machadinho e em sua obra é creditado como Machado de Assis.

Capitu traiu Bentinho?

Sangue NegroWhere stories live. Discover now