11 de julho de 2019
Recentemente, o Wattpad lançou dois novos programas: o Wattpad Premium e o Histórias Pagas (Paid Stories em inglês).
Antes de falarmos sobre os dois programas, é necessário ter a consciência de que manter uma plataforma do tamanho do Wattpad consome muito, muito dinheiro.
Foi por isso que o Wattpad seguiu a tendência da grande maioria dos apps gratuitos e implementou as propagandas entre capítulos das histórias. Muita gente reclamou, e para estas pessoas o Wattpad desenvolveu o Wattpad Premium, que nada mais é do que um Wattpad sem propagandas.
Ter o Wattpad Premium ou usar a versão gratuita do Wattpad não influencia as histórias que estão disponíveis para leitura. Ou seja, todos os usuários poderão ler as mesmíssimas histórias. A única diferença é que usuários que usam o app gratuito verão propagandas de vez em quando, e os que possuem o Wattpad Premium não verão.
Já o Histórias Pagas é um caso completamente diferente, e em nada relacionado com o Wattpad Premium.
No Histórias Pagas, o Wattpad seleciona histórias para que seus autores tenham a chance de receber dinheiro pelo seu trabalho. Os usuários que se interessarem em ler estas histórias poderão ter uma prévia, lendo os primeiros capítulos gratuitamente, e depois deverão usar moedas para desbloquear os capítulos restantes.
Sim. Funciona mais ou menos como o Kindle Unlimited.
Por enquanto só há histórias em inglês e espanhol participando do programa Histórias Pagas, e não há previsão para que novas sejam incluídas. Porém, nós podemos esperar que isso aconteça em breve. A expansão do Histórias Pagas para o mundo inteiro (que aconteceu ontem, dia 10 de julho de 2019), é só mais um passo no caminho de se atingir o objetivo principal, que é ter histórias em vários outros idiomas participando do programa.
Então, resumindo: um usuário pode adquirir o Wattpad Premium para não ver mais propagandas (e ter alguns outros benefícios extras) ou pode comprar moedas para desbloquear histórias do programa Histórias Pagas. No entanto, nada disso muda o fato de que o Wattpad sempre terá uma versão gratuita (com propaganda) e centenas de milhares de histórias disponíveis para leitura.
Portanto, não. O Wattpad nunca irá se tornar uma plataforma paga.
P.S. 1: por enquanto todo o material disponível sobre o Histórias Pagas está em inglês. Tudo será traduzido quando chegar o momento de incluir histórias em português no programa.
P.S. 2: os embaixadores são um time de voluntários e não participam da tomada de decisões, nem tem poder de influenciar quaisquer uma delas. Tudo o que o Wattpad faz é decidido por sua diretoria e/ou seus funcionários. A sede do Wattpad fica em Toronto, no Canadá.