12 de julho de 2019
Calma! Respira pois nós estamos aqui para tirar suas dúvidas.
A primeira coisa a se fazer é verificar a caixa de entrada do e-mail que você cadastrou na sua conta do Wattpad para ver se não recebeu nenhuma notificação importante do Suporte (verifique também a caixa de lixo eletrônico/spam). Se você não tiver recebido nenhum e-mail desse tipo, é hora de começar a cogitar que existe um bug rolando.
Infelizmente, bugs (ou glitchs) acontecem com mais frequência do que a gente gostaria e não há muito o que se fazer contra eles a não ser esperar que a equipe de engenheiros do Wattpad os resolvam. Se até mesmo o Twitter buga de vez em quando, quem somos nós para condenar o Wattpad, não é mesmo?
Você pode conferir se está tudo okay com os sistemas do Wattpad visitando a Página Oficial de Status. Se estiver tudo verdinho na coluna da direita, é porque está tudo bem. Mas se houver algum amarelo e/ou vermelho, é porque o sistema está enfrentando instabilidades. O sumiço da sua história (e outras anomalias que estejam se apresentando no seu perfil) provavelmente está relacionado a estas instabilidades e, quando elas forem resolvidas, tudo voltará ao normal.
Observe que, em alguns casos, pode acontecer uma demora na atualização da página de Status. Ou seja, pode ser que haja um bug rolando e a coluna de status permaneça toda verde. Se for este o caso, volte algumas horas depois ou mesmo no dia seguinte para conferir se o status foi atualizado. Se isso não acontecer e a sua história permanecer sumida, então é hora de começar a cogitar a próxima opção.
Se você conferiu sua caixa de e-mails e encontrou uma mensagem do Suporte avisando que sua história foi excluída por violar as regras do Wattpad (ou não recebeu a mensagem, mas não tem nenhum bug rolando), sugerimos que você leia as Diretrizes de Conteúdo e também o Código de Conduta e tente identificar possíveis violações que tenha cometido antes de acusar o Suporte do Wattpad de forma injusta.
Note que, quando criou sua conta, você concordou com as regras de utilização da plataforma e lá dizia que o Wattpad resguarda a si o direito de retirar qualquer material que viole suas diretrizes sem nenhum tipo de aviso prévio.
Neste artigo - Como eu consigo de volta uma história que foi deletada? - a equipe do Suporte explica que histórias deletadas por violarem as Diretrizes de Conteúdo não podem ser restauradas, e o mesmo vale para histórias excluídas pelos próprios autores. Somente as histórias deletadas erroneamente têm chances de serem restauradas.
Acredito que a minha história foi deletada erroneamente. O que eu faço?
Tenha em mente que estes casos são exceções e não a regra, pois o Suporte é muito cuidadoso com o que retira da plataforma. No entanto, se você estiver convencido/a de que foi vítima de um erro, abra um ticket no suport (em português mesmo) e peça uma reanálise do seu caso.
Explique a razão de você achar que a sua história não viola nenhuma das Diretrizes de Conteúdo ou mesmo do Código de Conduta. Construa um caso baseado em argumentos válidos e tenha a certeza antes de mandar este ticket de que não havia mesmo nenhuma violação na sua história. Quanto mais informações você der, maior será as chances de ter uma resposta.
Abra o seu tícket aqui.
Mas, poxa vida! Tem tanta história igual a minha por aí, e só a minha foi removida!
Se há material banido na história, não há margem para reclamação com o Suporte. Todas as história postadas dentro da plataforma são passíveis de passar por análise e, se for constatado qualquer tipo de violação, não importa quantas leituras/votos ela tem ou quantos seguidores o autor tem, a história vai ser excluída.
Detalhe: pegar um livro famoso (tipo Tartarugas até lá embaixo ou Como eu era antes de você), trocar os nomes dos personagens, chamar de adaptação e publicar como se fosse uma fanfic, é na verdade uma violação grave dos direitos autorais do autor original. Por tanto, ao invés de ter o trabalho de trocar o nome de cada personagem, nós sugerimos que os usuários usem seu tempo criando histórias cuja ideias pertençam unicamente a eles. Plágio é mesmo um tipo de crime que dá cadeia até para os pais do plagiarista caso ele ou ela seja pego e não tenha idade para responder a um processo.
Eu acho que fui vítima do bug mesmo. Mas ele passou, a coluna do Status tá toda verde, outras pessoas que estavam com o mesmo problema tiveram suas histórias restauradas, só a minha que não voltou. E aí?
Abra um tícket no suporte clicando aqui (pode ser em português). Explique a situação com o máximo de detalhes possíveis, eles irão verificar o que foi que aconteceu e te ajudar.
P.S.: lembre-se que o time de embaixadores é composto por voluntários e nenhum deles tem acesso ao Suporte do Wattpad, que é operado unicamente por funcionários. Tudo o que os embaixadores podem fazer é orientar os usuários e ajudá-los a encontrar o caminho certo para resolver seus problemas junto ao Suporte.