A minha história está em um site espelho... O que eu faço?!

6K 549 681
                                    

[ATUALIZADO! Veja a última pergunta/resposta]

Olá Wattpader!

Nos últimos dias muitos de vocês nos procuraram preocupados com um site que está espelhando obras postadas no Wattpad.

Antes de conversarmos um pouco sobre o assunto, lembrem-se:
NÃO ACESSEM SITES QUE OFERECEM O DOWNLOAD DE HISTÓRIAS DO WATTPAD!

Falamos isso para a sua segurança. A intenção verdadeira desses sites não é oferecer um serviço de download de livros, mas sim atrair pessoas e implantar secretamente vírus em seus computadores e dispositivos assim que elas pesquisam e entram no site espelho.

Em outras palavras, esses sites são administrados por fraudadores em busca de números de cartão de crédito principalmente, e eles tentarão fazer compras indevidas no nome daqueles que tiverem seus dados bancários roubados. Mas estes não são os únicos tipos de dados que podem ser copiados. Números de telefone, endereços de e-mail, senhas de sites/apps como Netflix e Spotify também correm o risco de ser vítimas.

Nós não estamos dizendo isso para alarmar você que está lendo esse texto. Isso aconteceu com uma pessoa da nossa equipe que teve o mínimo de contato com o site, e ela foi muito prejudicada. Isso é sério pessoal, por isso não acessem sites espelho!!

O Wattpad está ciente do site espelho truyen, e está fazendo o que pode para resolver a situação o mais rápido possível. No entanto, esta não é uma tarefa fácil. E isso se dá porque o site está hospedado em um país onde as regras e leis que protegem direitos autorais e combatem a pirataria não são propriamente aplicadas.

E não é como se o Wattpad pudesse contratar hackers para derrubar o site no "jeitinho". Existem procedimentos a serem cumpridos, e isso envolve abrir um processo judicial que será julgado como crime cibernético. O Wattpad precisa atuar dentro da lei, mesmo que o site espelho não o faça.

Repetiremos: não pesquise ou interaja com o site.

Converse com seus amigos/as, conhecidos/as e qualquer outra pessoa que possa vir a ter contato com esse tipo de site. É importante que todo mundo saiba o risco que corre antes de caír nesse golpe. Nós colocamos a informação aqui, e você pode fazer a diferença nos ajudando a divulgá-la. Isso inclui deixar na sinopse/descrição da sua história uma nota avisando a qualquer pessoa desprevenida na internet onde ela pode encontrar e ler a sua história de maneira gratuita e segura. Nós temos um modelo que você pode usar bem aqui:

Se você estiver lendo esta história em qualquer outra plataforma que não seja o Wattpad, provavelmente está correndo o risco de sofrer um ataque virtual (malware e vírus). Se você deseja ler esta história em seu formulário original e seguro, te convido a acessar este link: https://www.wattpad.com/user/SEU-USUARIO-AQUI - É gratuito, você não pagará nada!

Deixando este aviso na sinopse/descrição da sua história, você não só está fazendo a sua parte ajudando outras pessoas a ficarem seguras, como também está contribuindo para uma maior transparência dentro da comunidade. E por isso nós te agradecemos. Obrigada, de verdade!

Agora, se você achar que na verdade precisa tirar a sua história do Wattpad para que ela não apareça no site espelho, essa é uma decisão sua! Você precisa fazer o que achar melhor para você, não só nessa situação mas em todas as outras da sua vida. Porém, tenha em mente que quando nos dispomos a colocar um trabalho online, seja ele da natureza que for, estamos correndo vários tipos de riscos, e um deles é ter o nosso trabalho copiado. Esta é uma situação que todos nós gostaríamos de evitar, mas como pessoas realistas precisamos estar cientes de que é uma possibilidade presente. Nós da equipe de embaixadores sofremos desses mesmos dilemas, afinal nossas histórias também foram espelhadas no site.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 23, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Perguntas FrequentesOnde histórias criam vida. Descubra agora