13 de agosto de 2019
Absolutamente não!
Isso é um boato, e um bem maldoso!
Em primeiro lugar, preciso chamar a atenção de todos para o fato de que, sempre que a gente vê algo controverso na internet, é nosso dever de cidadão verificar através de uma fonte segura se este é verdade ou não antes de o repetir para outras pessoas. Isso é lei, prevista no Art. 138 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40:
Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato é definido como crime. Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Dito isso, há outra coisa sobre a qual eu preciso que vocês pensem criticamente: a cultura de compartilhamento de PDFs.
Nós não vemos a Amazon, a Saraiva ou qualquer outra comercializante de livros digitais oferecendo PDFs para venda. Isso se dá porque PDF não é um formato de livro. PDF é uma ferramenta usada para que textos criados com processadores de texto (como o word) tenham suas configurações e formatação "congeladas". Assim, na hora da impressão no papel, tudo irá sair exatamente como pensado/planejado. É como tirar uma foto do texto.
Dos formatos de livro, o mais comum é o epub, mas há o mobi da Amazon, o kobo da Livraria Cultura e muitos outros. Basicamente, cada empresa que comercializa livros oferece uma linha de apps e ebook readers (aqueles aparelhinhos que se parecem com tablets), além de livros digitais em formatos personalizados e protegidos por DRM. A razão de todo este cuidado é: livros digitais também possuem direitos autorais.
Aliás, aqui temos outra coisa que está na lei. O artigo é o 184 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40, e ele deixa bem claro que:
Violar direitos de autor e os que lhe são conexos. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
Ou seja, copiar e/ou compartilhar material que não seja de exclusiva autoria sua é crime e você pode ser punido por isso! Se você for de menor, a pena cairá sobre seus pais ou responsáveis!
Mas o que que essa conversa tem a ver com o boato?
É necessário compreender como as coisas realmente funcionam para entender, sem sombra de dúvidas, o quão absurdo o boato é.
A razão dos PDFs serem tão populares é que este tipo de formato abre com facilidade em qualquer dispositivo, além de que os arquivos não possue nenhum tipo de proteção DRM. A consequência dessa popularidade é que os autores deixam de receber pelo trabalho que tiveram escrevendo aquela obra e tudo o que está envolvido (desde desgate emocional à custo com capa, revisão, diagramação e outros).
Cada vez que lê um livro ilegal, você está contribuindo para que aquele autor dê mais um passo na direção de desistir da escrita.
E o Wattpad jamais irá compactuar com isso! A missão da empresa é oferecer um ambiente confortável e seguro para que todos os tipos de conteúdos de acordo com as Diretrizes possam florescer aqui.
Pegue, como exemplo, o programa Histórias Pagas que está dando os primeiros passos e que trás/trará oportunidades para os autores serem remunerados pelo seu trabalho. Por que o Wattpad permitiria download de PDF, algo ilegal, sendo que ao mesmo tempo está lançando um programa que remunera autores?
Não faz sentido, certo?
O que existe no Wattpad, e existe pra todos os usuários independente de serem Premium ou não, é a ferramenta de leitura offline. Essa funcionalidade permite que os usuários façam um backup dos livros que estão em suas bibliotecas particulares para ler quando estiverem sem internet. Mas é só isso mesmo. A ferramenta está disponível desde o início do Wattpad e não irá mudar.
Kami Kreitewolf
Associada Sênior & Líder dos
Embaixadores da Língua Portuguesa