É com o sorriso que se derrota o espírito

94 5 0
                                    

O ritual do casamento possui seus significados. Aqui nessa sizígia, ou união entre Zeus e Hera, podemos verificar três de seus significados: a necessidade interior de ser cônjuge; o reconhecimento social entre marido e esposa e o terceiro significado que interessa ao processo de individuação, ao processo psicológico que encerra em si mesmo o amalgama da consciência e da inconsciência, de modo mais simplificado, ao processo de união entre instintos e razão. 

Meta para a conquista da terceira natureza do homem que em psicologia analítica fica dividido da seguinte maneira: No primeiro processo, a humanidade alcança o pensamento primário imbuído e trespassado apenas pelos instintos; no segundo processo, a humanidade alcança o pensamento secundário imbuído e trespassado pela razão e o terceiro processo ao qual a humanidade ainda não alcançou que é o da razão sensibilizada pelos instintos, uma composição bem sucedida entre razão e instintos. Nos dias de hoje podemos observar claramente que a humanidade se perde ora nos instintos, ora na razão. 

No matrimônio entre Zeus e Hera ocorre, em termos psicológicos, o casamento entre o animus e a anima, a parte feminina e a parte masculina da energia psíquica que nos habita. 

Isso significa que a psique encontra em si mesma a serenidade, a solidez e a segurança que buscou encontrar em uma pessoa. E por assim dizer, a partir daí é que o sujeito estará apto deveras ao casamento social, exatamente porque sua necessidade que iria buscar no outro já está saciada e assim, o casamento com o outro será pela alegria, pela celebração da vida, pela diferença e não por necessidade. 

Vale lembrar que quando se casa pela necessidade, assim que ela se realiza, o casamento acaba. Para se casar é preciso determinar qual é o seu desejo. Dependerá disso a duração e o clima emocional de seu casamento. 

Zeus e Hera são os deuses que determinam o clima emocional. Raios e trovões, tempestades e calmarias. 

Quando o casamento está vivendo a semelhança desse arquétipo, ocorre grande disputa entre o casal e os filhos são vistos como objeto de poder, a criança sofre muito nesse tipo de relação, pois o amor e proteção que deveriam possuir dos pais, são canalizados todos para a disputa entre eles. 

No entanto, o mito aponta uma saída bem inteligente para que esse casamento possa seguir em frente de modo mais leve e saudável: o riso. Foi com o riso que Zeus conquistou novamente a estabilidade de seu casamento com Hera ao resolver fazê-la rir de sua armação em fingir se casar com uma pedra vestida de noiva. 

Assim, Nietzsche nos incita em seu texto de Assim Falou Zaratustra: "É com o riso que se derrota o Espírito da Gravidade, por onde todas as coisas caem". 

ZEUS E HERA - A UNIÃO Onde histórias criam vida. Descubra agora