Ficha do personagem

53 4 0
                                    

Quando rodarem a página vão notar que tem muitas perguntas. Sei que é um tanto chato as vezes, principalmente quando são muitos personagens. Mas se você quer uma história real é importante ter feito isso, porque vai notar que você conhece o personagem, nem todas são necessárias para entender melhor.

A ficha do personagem é dividida em três partes, nessa primeira parte é esse guia pequeno abaixo com dados rápidos e essencial para uma rápida pesquisa.

Ficha do Personagem
a. Nome:
b. Apelido:
c. Idade na História:
d. Dia do aniversário:
e. Nomes dos Pais:
g. Espécie:

Na parte I é importante que seja feita antes do inicio da história, já para não ter erro de roteiro. Algumas das perguntas do II eu respondo no decorrer da história onde vou desenvolvendo e o entendendo melhor. Acrescente se achar necessário em sua história. Como o conto que estou criando, existem duas escolas rivais, então achei importante acrescenta-las na Ficha do Personagem. A parte III é uma das mais importantes, porque mostra uma parte de sua personalidade, respondendo ela estará mais criando não apenas um personagem mais um pessoa bem real.

Parte I - Personalidade base e aparência

1. Corpo e Aparência.

a. Descreva a altura - Corpulento? Alto? Magro? Baixo?
b. Se cuida ou é desleixado? Passa maquiagem?
c. Que roupas gosta de vestir? Casual, fino, utilitário? Que cores prefere vestir? É obrigado a vestir algo que não gosta por causa de regras sociais?
d. Como é a saúde? Frágil ou forte? Se cuida? Está em forma? Tem alguma enfermidade ou incapacidade física?
e. Quando se move, é desajeitado, gracioso, tenso, atrapalhado?
f. É atrativo fisicamente?
g. O que pensa de sua aparência?
h. Cabelos e olhos: cor, textura, estilo.
i. As roupas que veste lhe caem bem?
j. Quanto tempo leva se arrumando? Em que ocasiões demora mais ou menos?

2. O jeito de falar

a. Como soa a voz? Fina, rouca, profunda, aguda?
b. Normalmente ele fala de forma suave, rápida, calmo, ou hesita?
c. Tem algum sotaque ou alguma particularidade de dialeto regional ou tique verbal (como ser gago), uma palavra que usa muito?
d. Quais idiomas fala? Alterna bem entre eles ou pensa muito no que vai falar?
e. No controle da situação, a personagem costuma pensar no que vai falar? Fala o que pensa?
f. É eloquente, desarticulado?
g. Em que circunstância isso pode mudar?

3. Intelectual ou Emocional?

a. A personagem é inteligente? Muito ou pouco?
b. Adquire seus personagens em livros (ou sala de aula) ou no dia-a-dia, com experiências?
c. Sabe tudo de cabeça ou precisa de tempo para acessar o conhecimento e raciocinar?
d. É mais intuitivo, agindo pelo impulso e instinto ou mais racional? Idealista ou prático?
e. Em que áreas ele é expert? O que gostaria de saber mais?
f. Introvertido ou extrovertido? Em que situações isso pode mudar?
g. Como é o humor da personagem? Bem humorada, melancólica, com mudanças de humor constantes? Descontraído? Receoso?
h. Como responde a novas pessoas e situações? Curiosidade?
i. Mais propenso a agir ou reagir?j. Prefere lutar ou fugir?
k. Em matéria de senso-de-humor, faz piada? Gosta de ouvir? Detesta piada? Não suporta brincadeiras ou as faz ou faz parte delas se alguém propor?
l. Tem alguma doença mental diagnosticada? Se sim, como lida com isso?

Parte II - A vida do personagem

1. Relacionamentos (Família e amigos e amores)
a. Como é o seu relacionamento com os pais?
b. Tem irmãos? Como é esse relacionamento?
c. Há outros parentes a quem ele seja apegado? Há parentes que ele não suporte? E por quê? E por que?
d. Há alguém sem parentesco, mas que o personagem considere parte da família? Por que razão? Como é a relação com essa pessoa?
e. Tem amigos próximos? Como se conheceram? Se dão bem, brigam muito, como é esse relacionamento?
f. Existem outros amigos?g. Faz amigos fácil ou tem dificuldade? Motivos?
h. O que considera mais importante? Família? Amigos? Namorados/etc?
i. O personagem esta em que status de relacionamento atualmente?
j. Esta se relacionando com mais alguém que não seja o cônjuge? Como isso ocorreu e como ele se sento sobre isso? Pensa muito se importa ou nem quer saber de ter que pensar?
k. Teve uma primeira paixão? Como foi? Trouxe sofrimentos ou apenas memorias de alegrias? Causou algum trauma?
l. O que procura em um parceiro romântico?
m. O que espera de um relacionamento, quando se envolve com alguém? O que são suportados em relacionamentos?
n. Tem filhos/netos? Como se relaciona? Se não tem, gostaria de ter? Como se imagina se tivesse?
o. Orientação sexual do seu personagem?
p. Como o seu personagem se sente sobre sexo? O quanto isso é importante para ele? O que ele não conta para ninguém sobre esse aspecto de sua vida?
q. O que uma pessoa faria, que o deixaria magoado a ponto de nunca mais querer falar ou ver a pessoa? Ele seria capaz de ferir alguém? Por que motivos?
r. Seu personagem serie capaz de cometer um crime por causa de uma pessoa que ele ama? E ate onde vai esse limite? O que ele seria capaz de fazer?

2. Crenças

a. Seu personagem tem crenças, vai a igreja? Se sim, qual?
b. Qual o signo do seu personagem? Ele se encaixa nessa definição?
c. Tem um código moral-ético próprio? Se sim, como isso começou? O que seria necessário para descumpri-lo?
d. Como ele vê crenças/costumes que diferem das suas? É tolerante como outra opinião? Curioso? Indiferente?e. Tem algum tipo de preconceito? Qual? É irracional ou tem bom motivo?
f. O que ele faz que não se encaixa no padrão da sociedade? Ele sofre preconceitos por isso?

3. Vida diária

a. Qual a relação do seu personagem com o dinheiro? É algo importante para ele ate que ponto?
b. Seu personagem tem uma boa situação financeira? Por quê?
c. Qual o status social? Mudou com o tempo? Como isso o afetou?
d. Onde mora? Qual a relação com sua residência, seu palácio ou um local apenas de dormir? Ele compartilha com alguém? Levaria um estranho para casa?
e. Além das necessidades básicas como que ele gasta o dinheiro? É esbanjado ou comedido?
f. O que ele faz (emprego)? Ele é bom nisso? Ele gosta ou preferia mudar?
g. Quais seus interesses e hobbies? Como ele gasta seu tempo livre? Quanto tempo livre ele tem?
h. Quais os seus hábitos alimentares? Ele pula refeições? Consome álcool? É vegano? Tem alguma alergia? Alguma comida que evita ou que tem preferencia? Experimenta coisas novas ou só come o que já conhece?
i. Seu personagem tem animais de estimação? Quais? Ele gosta? Maltrata?

4. Coisas preferidas

a. Cor
b. Cheiro
c. Hora do dia
d. Estação do ano
e. Livro/ musica/ filme/ programa tv
f. Lugarg. Planta/ animal

Parte III - Indo mais a fundo

1. Quais os seus defeitos e qualidade?2. Se pudesse mudar algo em você, o que seria?
3. Qual o seu maior medo?
4. Cite as 5 melhores coisas que poderiam acontecer com você (como ganhar na loteria ou encontrar um membro desaparecido da sua família)
5. Cite as 5 piores coisas que poderia acontecer com você
6. Quais são as 3 coisas que mais estima? (pessoa, objeto, modo de vida, etc).
7. Qual a sua visão sobre o seu papel no mundo?
8. Quais eventos da sua infância que ainda o afetam?
9. Do que você se envergonha de ter feito?
10. Quais os fracassos e vitórias que mais te marcaram, ao longo de sua vida?
11. Por que seus relacionamentos acabaram? (Ou não começaram?).
12. O que é essencial para um relacionamento dar certo na sua opinião?
13. Possui algum vicio?
14. Tem algum desejo secreto ou obscuro?
15. Qual a pior coisa que você já fez e por quê?

	Qual a pior coisa que você já fez e por quê?

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Dicas para Histórias com FadasOnde histórias criam vida. Descubra agora