Eu estava deitado no silêncio do meu quarto, contemplando o paradoxo da magnitude e insignificância da vida, esperando o meu despertador tocar. Meu cérebro entrou em um estado estranho de reflexão, onde eu estava livre para pensar no que fosse, porém preso aos pensamentos. Eu podia voar, mas, ao mesmo tempo, me sentia imóvel. Quando eu achei que finalmente encontrei para uma resposta para a minha situação, um grito agudo ecoou de longe.
Era meu pai. Ele só dizia duas palavras, sem parar e cada vez mais alto: "Você passou!". Aparentemente, eu tinha passado no vestibular. Iria embarcar em curso de uma universidade. Passei um bom tempo estudando, então eu não tinha dúvidas que passaria. Não sei quando poderei voltar a descrever minhas experiências, porque o caminho até estar pronto será árduo.
Segundo a física, o tempo e o espaço estão interligados, sendo um conectado ao outro, mas para um leitor, essa relação não é verdade. Acontece que anos se passaram entre os dois primeiros parágrafos e o momento em que escrevo essas palavras agora. Mas um relance de olhar para você, leitor, foram anos de uma vida alterada.
A verdade é que eu tinha me esquecido desses dois primeiros parágrafos. Lê-los é como uma viagem no tempo, em que eu era uma outra pessoa, mais jovem, inseguro, arrogante, poeta, mais inocente. Eu poderia contar sobre como a relação com meu pai, sobre como éramos próximos naquela época. Ele me incentivava a estudar, mas que os resultados do meu estudo não iam de acordo com o que ele acreditava como "a verdade do mundo" e fez com que brigássemos. O sentimento que carrego hoje são as memórias de uma vida calejada por desgaste e lágrimas. Mas ler esses parágrafos e me lembrar de um momento em que minha perspectiva era diferente me fez sorrir, porque a gente só percebe que a vida passa quando ela já passou. E acho uma grande ironia eu ter encontrado esses pequenos parágrafos tão próximo da minha graduação.
Posso afirmar com tranquilidade que esse texto que você está lendo é uma grande alusão ao poder da literatura. Pois, assim como vários anos se passaram entre o segundo e terceiro parágrafos, lhe afirmo com convicção que ainda mais tempo se passou até aqui. Minha vida está preenchida nessas palavras, tanto quanto a vida das pessoas que cruzaram meu caminho estão guardadas em minhas memórias.
Não sei mais se voltarei a escrever esse texto, mas sei que a vida que eu vivi reflete muito bem o título que escolhi. Não conheci tanto lugares quanto eu gostaria de ter conhecido, mas tive o privilégio de ter pensado em aspectos da vida e da morte, do certo e do errado, da verdade e da mentira, e tudo o que está no meio, que fez minha vida valer a pena. Não sei em que momento da vida você está, mas desejo uma longa e árdua viagem nela para você.