Vicente chega a escola em bonsucesso e procura Ramon. O treinador havia dito que eles precisavam de ajuda na organização do slam que teria ali e ele acabou se oferecendo. Naquele momento ele pensava o que estava passando em sua cabeça para ter aceitado estar ali, tudo para conseguir se tornar um homem íntegro como sua avó havia dito.
Mas assim que chegou se arrependeu, além de aquele evento o lembrar muito de Gabriela e da vez que foram juntos, a primeira pessoa que ele encontra é Patrick.
Patrick: Ah não, o que voce ta fazendo aqui?!
O garoto perguntou, incrédulo por ver Vicente lá. A única coisa que lhe passava pela cabeça era que ele estaria ali por causa de Gabi.
Vicente respirou fundo, controlando-se para não brigar. Por mais que Patrick o tirasse do sério há tempos, ele não iria discutir, pelo contrário, seguindo os conselhos de Vera, ele estava disposto a ter a relação mais amigável possível com Patrick.
Vicente: e aí Patrick, eu vim porque o Ramon disse que precisava de ajuda para organizar as coisas do slam.
Patrick: ah tá, e você acha que eu vou acreditar que você veio aqui só para ajudar, que se despencou lá da zona sul por isso?
Vicente: mas foi, que outro motivo teria?
Patrick: é sério isso moleque? Acha que eu sou otário? É óbvio que está aqui por causa da Gabi.
Patrick sai andando irritado e Vicente vai atrás dele. Ele sobe em uma escada para pendurar uma faixa e Vicente se oferece para ajudar.
Vicente: deixa eu te ajudar cara - diz ele subindo em outra escada.
Patrick: não quero sua ajuda, não adianta ficar se fazendo não, até parece que tá aqui pra isso.
Vicente: eu já disse que tô aqui pra isso cara, não tem outro motivo. Você sabe muito bem que eu nunca mais me aproximei da Gabi, eu não tenho nenhuma intenção quanto a isso, se ela escolheu estar com você eu respeito, não quero saber do seu namoro com ela, muito menos atrapalhar.
Patrick: você tá se fazendo de idiota né? - diz ele após uma gargalhada irônica
Vicente realmente não estava entendendo nada e nem porque Patrick parecia tão irritado, até ouvir as próximas palavras dele.
Patrick: você sabe muito bem que ela terminou comigo.
Vicente congela. Ele realmente não sabia e não esperava aquilo. Gabriela tinha terminado com Patrick e mesmo que ele não quisesse se importar com isso, era impossível controlar as reações de seu corpo e seu coração acelerado. Ainda estava tudo lá, mas ele realmente não poderia voltar a ter esperança que os dois se entenderiam de novo, ela escolheu estar com Patrick por algum motivo e mesmo que tivessem terminado não fazia diferença. Ainda mais que ele ainda achava que ela não gostava dele.
Vicente: porque você fa me falando isso? Você acha que faz alguma diferença para mim? Eu nem sabia.
Patrick: claro que faz diferença, você, eu, todo mundo sabe que ela terminou comigo por sua causa, porque ela ainda gosta de você, se liga.
Dessa vez foi ainda mais difícil esconder suas reações, enquanto descia da escada, com Patrick em seu encalço, Vicente sentia a cabeça girar e o coração cada vez mais acelerado com aquelas informações.
Patrick: tá vendo só, me diz agora, olhando na minha cara, que não tem nenhuma intenção com ela.
Vicente se vira para ele e diz.