PRÓLOGO

51 3 0
                                    

Em pleno outono na Polônia, um rapaz alto, trajando um elegante sobretudo por cima de um casaco de cerimônia, em cuja lapela trazia uma vistosa Hakenkreuz (Suástica) de ouro e esmalte preto, surgiu de um luxuoso edifício de apartamentos na Rua Straszewskiego, nos arredores do antigo centro de Cracóvia. Seu motorista o aguardava, com a respiração comprimida pelo frio, junto à porta aberta de uma imensa limusine Adler, que reluzia apesar da escuridão da rua.

- Cuidado com a calçada, Herr Schindler - advertiu o motorista. - Está mais gélida do que o coração de uma viúva.

Ao observar essa pequena cena de inverno, estamos em terreno seguro. O rapaz alto vestiria até o fim de seus dias jaquetões, seria sempre agraciado - sendo praticamente um engenheiro - com veículos reluzentes e - embora alemão e, neste ponto da história, cidadão de certa influência - seria, enquanto vivesse, o tipo de homem a quem um motorista polonês poderia dirigir uma discreta piada em tom de camaradagem.
Mas não será possível conhecer toda a história com a simples descrição desses pormenores característicos. Pois trata-se da história do triunfo pragmáticodo bem sobre o mal, um triunfo em termos rigorosamente mensuráveis estatísticos e nada sutis. Quando se considera o outro lado da fera - quando se relata o previsível sucesso que o mal geralmente alcança - é fácil ser perspicaz e deturpar a história, a fim de evitar um anticlímax. É fácil mostrar a inevitabilidade com que o mal toma posse do que se poderia chamar de propriedade da história, ainda que o bem possa terminar com uns poucos e imponderáveis triunfos, como dignidade e autoconhecimento. A fatal maldade humana é a matéria-prima dos narradores, o pecado original, o fluidk materno dos historiadores. Mas é um empreendimento arriscado escrever sobre a virtude.
---------------------------

TO BE CONTINUED...
BOA NOITE, AMO VOCÊS!
VOTEM, COMENTEM E COMPARTILHEM!
BELLA CIAO!
---------------------------
PÁGINAS: 11 E 12 (METADE)

A LISTA DE SCHINDLER - BASEADO EM FATOS REAISOnde histórias criam vida. Descubra agora