Quinto.

267 46 15
                                    

O silêncio cai no quarto de Jung Bora como uma sentença. A garota o rompe com sua voz quebrada: “Pelo menos eles tiveram aquele momento. Outros não têm nem sequer isso.”

No dia seguinte à sua morte, Jimin foi enterrado no sepulcro da família e Jungkook parou de pintar. Sabemos que ele morreu meses depois, mas o que aconteceu com ele naquela época? E o mais importante... Como eles acabaram enterrados juntos?

Bora vasculha o álbum e me mostra uma foto do túmulo de Jimin em 1916. Ele foi efetivamente enterrado sozinho.

É estranho ver esse espaço vazio ao lado de seu nome. É como se Jungkook estivesse destinado a ocupá-lo em um outro túmulo do futuro. Pergunto onde posso encontrar essa lápide, mas a garota me diz que ela não existe mais e retorna sua história.

Metade da cidade foi ao funeral de Jimin. O pequeno Park morreu como um herói e seria enterrado com honras. O velório aconteceu na Igreja da Colina, ao lado do Instituto das crianças e do cemitério. Jungkook se apresentou em meia cerimônia com a alma quebrada. O padre interrompeu a homilia ao vê-lo entrar e todos os assistentes observaram aterrorizados quando ele foi até o caixão dar seu último adeus ao homem que amava.

Mas Jungkook não conseguiu. O pai de Jimin ficou em sua frente no corredor, lhe agarrou pela lapela e o arrastou para fora. Jungkook implorou com lágrimas dizendo que só queria se despedir. Em resposta, Park Yohan o jogou no chão e o chutou várias vezes.
Jung Hoseok assistia tudo de seu banco, cheio de raiva e culpa, mas não se atreveu a fazer nada. Ninguém moveu um dedo.

Na rua, sangue e lágrimas derreteram a neve sob o corpo de Jeon Jungkook. O menino se levantou e jurou que nunca mais voltaria a Sighisoara. A cidade estava cheia de lembranças que o perseguiam e vizinhos que olhavam para ele com desdém. Com Jimin morto, ele sentiu que este já não era mais seu lugar e que sua vida não tinha sentido. E quando a vida deixa se fazer sentido, a única coisa que te guia é a morte.
É por isso que Jungkook retornou à guerra, que ainda estava longe de acabar.

Poucos meses antes, a Romênia entrou na Grande Guerra como aliada da França e da Rússia. A Transilvânia tornou-se palco de batalhas sangrentas, especialmente na fronteira com a atual Hungria. Nessas trincheiras Jungkook lutou novamente por meses... Até que o inevitável aconteceu.

Bora procura novamente em seu álbum e me mostra um documento em húngaro. Yoongi traduz para mim.
É a certidão de óbito de Jeon Jungkook.
No documento eu consigo entender seu nome, sua data de nascimento (descobri que era 1 de setembro de 1895), a data da sua morte ( 26 de setembro de 1917) e na seção “observações”, uma palavra que não parece nada bom. “Öngyilkosság”.

“Öngyilkosság” significa suicídio.

Jeon Jungkook, incapaz de suportar o inferno em que sua vida se tornou, esvaziou seu futuro, tirou sua própria vida em uma trincheira na frente húngara.

Ele tinha 22 anos de idade.

Ele foi enterrado em um cemitério militar nos arredores de Oradea ( atual província romena de Crisana) com uma simples cruz branca de madeira.

Um pouco mais de um ano depois, a Primeira Guerra Mundial chegaria ao fim, deixando 30 milhões de mortos. E dois deles, Jeon Jungkook e Park Jimin, descansariam por mais alguns anos a 300 quilômetros um do outro.

Yoongi olhava seu relógio, estava ficando tarde. Ele tem que voltar para o hotel e eu devo retornar a Târgu Mures esta manhã. “Vamos embora?”, ele me pergunta.

O mais importante ainda está faltando! A primeira pergunta que passou pela minha cabeça quando vi o túmulo do Jimin e Jungkook, o que todos nós queremos saber! Como eles acabaram enterrados juntos?

Bora olha para mim surpresa e sua risada escapa: “Mas você ainda não sabe? Rapaz, a resposta está na sua frente todo esse tempo!”

Nós ficamos muito tempo na sala de estar de Bora. Yoongi disse que iria embora, ele tinha trabalho a fazer no hotel e eu tinha que pegar um ônibus. Mas eu não poderia sair sem a resposta definitiva que todos nós estamos esperando! E aí Bora me diz que a resposta está na minha frente o tempo todo.

Bora sorri novamente e eu percebo que toda vez que ela sorri, algo muito pequeno dentro de mim se acalma um pouco.

Ela olha para cima e faz um gesto em direção à parede em minha frente. Nela, uma grande pintura preside o salão. É um ótimo retrato de seu avô, Jung Hoseok.

Jung Hoseok, o amigo que descobriu a relação entre Jimin e Jungkook no Ensino Médio. Jung Hoseok, o culpado que fez com que enviassem Jimin a Munique só para afastá-lo de Jungkook para sempre. Mas o que ele tem a ver com o túmulo no memorial? Qual papel você desempenhou nessa história, Hoseok?

O amigo de infância de Jimin e Jungkook nunca perdoou a dor que ele desencadeara com sua indiscrição. O sentimento de culpa pela morte desumana que ambos sofreram acompanhou-o ao longo de sua vida. Passou uma década antes que ele pudesse se redimir. Em 1928, a Romênia celebrou o décimo aniversário do armistício e da fundação do Estado Romeno, com a anexação, entre outros territórios da Transilvânia. Incluindo Sighisoara.

Muitas cidades decidiram construir memoriais para comemorar a data e homenagear os soldados que morreram. A prefeitura de Sighisoara foi uma delas. E a pessoa que foi encarregada de planejar tudo isso foi um alto funcionário que acabara de entrar no consistório chamado Jung Hoseok. Essa foi uma das primeiras obras de Hoseok na prefeitura de Sighisoara, onde acabou virando prefeito depois da Segunda Guerra Mundial.

A primeira coisa que Hoseok teve que fazer foi pedir a permissão das famílias dos mortos para levar os corpos para um novo local.

Não demorou muito para obter a autorização de exumação de Jimin. Para seu pai, o velho oficial, seria uma grande honra para seu filho descansar em um monumento nacional. E em 1 de dezembro, no Dia Nacional da Romênia, o memorial foi inaugurado em uma cerimônia civil. A cidade inteira foi homenagear seus mortos novamente, com o pai de Jimin à sua frente vestido para a ocasião com todas as suas medalhas.

O que ele não imaginava é que seu filho não estaria sozinho naquela sepultura.
Hoseok moveu o céu e a terra para localizar o corpo de Jungkook em Oradea (por isso ele tinha o atestado de óbito em húngaro). Desde o primeiro momento ele queria enterrar Jimin com o homem que ele amava para que pudesse m descansar juntos por toda a eternidade. Obviamente, Hoseok manteve seu plano em segredo para que ninguém pudesse detê-lo.

Ao ver aquilo, Park Yohan ficou furioso e confrontou Hoseok, gritando na frente de todos. Como ele tinha sido capaz? Como ele se atreve a manchar a honra de sua família dessa maneira? O homem estava fora de si.

Foi por isso que Hoseok o derrubou com um soco, como Jungkook fizera com ele dez anos antes.

“Quinze anos atrás eu cometi um erro imperdoável”, cuspiu Hoseok ao velho oficial. “Eu matei meus melhores amigos muito antes dessa guerra horrível. E você foi cúmplice disso. Todos vocês foram.”

Os vizinhos de Sighisoara abaixaram as cabeças, envergonhados com as palavras de Hoseok.

“É hora de deixar que eles descansem e paz juntos, como deveriam ter vivido, e como heróis de algo muito mais valioso do que uma guerra.”

Conte a Nossa História. (ShortFic Jikook - Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora