Estava eu ouvindo as reprimendas de minha mãe por algo que não fiz corretamente. Até aí nada de errado, mas de súbito ela solta uma frase que me deixa pensativo, quando questiono seu comportamento: " Este é meu jeito de ser. Por fora eu sou mulher, mas por dentro sou homem ". No primeiro momento ri da frase, mas depois percebi que ela escondia algo a mais: rebeldia, resistência, determinação de ser diferente. Diferente dos parâmetros dessa sociedade e seus esteriótipos, diferente do que a mídia implanta a cada dia em nossas mentes.
Todos têm o direito de escolher o que querem ser e como ser e não me estou me referindo a opção sexual ou gênero, falo de algo mais profundo, de aceitar as pluralidades constantes da personalidade humana.
É bem provável que todos já ouviram estas frases: " Homem não chora ", " Mulher não senta deste jeito", garotas tem que ser assim e assado. Elas refletem o tamanho dos esteriótipos que cercam o indivíduo que acaba desistindo do seu eu em favor do que se espera dele. Modelos estes que são aceitos desde antes de nascermos. Mas para quê ?
Para reprimir o que é diferente, pois muitas vezes este causa medo e transformação, causa vergonha e isto não é o que a sociedade busca. O problema é que, por muitas vezes, somente aceitamos estas "verdades" sem interrogar, sem perguntar o porquê. Boa parte da população está disposta a se adaptar, a se reprimir.Também estamos acostumados a obedecer sempre, cegos que se deixam guiar por ideias dos outros. E aí está o agravante do problema: o desejo de servir ao coletivo que supera o individual. Não é a toa que os jovens escolhem se rebelar para defender seus ideais, seus próprios motivos, através de uma escolha inusitada de cabelo, uma tatuagem estranha, uma escolha ousada de roupas. Isto é resistência ao sistema. Precisamos aprender a confrontar, isso é certo. Confrontar não com violência, chutes, socos e tapas, mas sim desconstruindo as expectativas à nossa volta, quebrando a programação. Vivendo com alegria e não receosos com as nossas escolhas, nossa maneira de viver a vida.
É errado ser o que queremos sem ligar para que os outros dizem ? Não, nunca.
Somos os senhores da nossa história. O que escrevemos e como escrevemos está nas nossas mãos e cabe a nós fazer o melhor com o material que temos em nossas mãos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Loucuras da vida moderna
Short StoryAté onde chegou o homem com a mudança ? É errado não ligar para que os outros pensam ? Até onde a sociedade influencia no nosso comportamento, no nosso jeito de ser ? Esta obra busca discutir através de crônicas estes devidos temas, com uns toques d...