Granada visual

0 0 0
                                    

Final de ano letivo. Mais um ano concluído em meio a crises, fracassos, acertos, glórias, honras. Amizade.

Para certos alunos, é algo prazeroso se despedir dos amigos, aqueles nos quais criamos raízes, experiências e momentos. Pra outros, deixar para trás é algo complicado.

Mas sem dúvida a tarefa mais gratificante para alguns alunos é se livrar dos inimigos, os chamados "ranços". Acredito que muitos já se familiarizaram com a expressão, que designa aquela pessoa desagradável, insuportável, que só desperta raiva.

Um pouco cruel despejar isso em alguém ?

Bem, pode até ser. Mas tantos já nem acham isso tão relevante e muito menos incomum. São alunos insatisfeitos com seus docentes, colegas lançando raiva e desprezo para uns para os outros através do olhar, como se estivessem jogando lixo em um lugar qualquer.

Queria saber pra onde foi a palavra " compreensão ". Talvez ainda viva em almas raras, ou quem sabe perdida em um ambiente inóspito que nós mesmo criamos.

Acha isso um exagero ? Uhum, não é. É bem fácil entrar em uma sala de aula e perceber o quão ela é unida, assim como não é difícil detectar os desamores. Pequenas encaradas levam a respostas secas, olhares furtivos despertam nojo, palavras mal ditas trazem discussões. Em uma empresa, sucesso desperta inveja, atenção e carinho são confundidas com puxasaquismo e favoritismo. Onde vamos parar assim ?

Daqui a pouco alguém olha para a sua cara e você uma planta uma bala bem no meio da cara do infeliz. Sim, porque ranço é um caminho quase sem volta. " Ódio, raiva, grosseria " é o que ele clama. E se esse ranço parasse aí ainda tinha remédio. Pior é quando ele leva a coisa piores: brigas, mortes e tudo mais que não presta.

Não posso dizer que não tive meus desafetos, eles existiram sim, mas eu entendi que nem sempre temos o que queremos e com isso meus ex-inimigos hoje são pessoas muito queridas por mim, que me sinto muito grato, e eles sabem disso. As pessoas não são nossos clones perfeitos e chatos, que podemos moldar ao nosso querer.

Existem pessoas dos mais diversos tipos: extrovertidas e retraídas, calmas e irritadiças e isso é simplesmente o jeito delas de lidar com o mundo. Não há motivo para esse esfaqueamento mútuo com o olhar !

Se as pessoas são assim só resta uma coisa: Compreensão. Compreender que todos tem os seus motivos para gostar ou detestar a gente. Mas podemos influenciar essa escolha: não custa nada um bom dia, um sorriso sincero e um abraço, porque eles podem fazer milagres, grandes milagres.

Loucuras da vida modernaOnde histórias criam vida. Descubra agora