E aí, pessoal, tudo bem? Eu sou o Nilo Peçanha, sim, aquele cara do livro de história que foi o primeiro presidente negro do Brasil. Mas hoje não tô aqui pra falar sobre política ou datas importantes. Tô aqui pra contar uma história que mudou a minha vida, e quem sabe, pode mudar a de vocês também.
Eu nasci lá em Belo Horizonte, no dia 26 de dezembro de 2001. Era uma família simples, daquelas que morava lá no Morro do Papagaio, numa favelinha que a gente chamava de lar. E foi lá que tudo começou, lá onde eu conheci o meu melhor amigo, o Robson.
Mas a vida lá no morro não era fácil, não. A gente via de tudo por lá, mas o que mais marcou mesmo foi o dia em que o Robson levou um tiro na cabeça bem na frente da casa dele. Chamaram a ambulância, mas ela nunca apareceu. E enquanto ele lutava pela vida lá dentro do hospital, lá fora era um caos.
A mãe dele, a Dona Alminda, tava desesperada, com ele nos braços, sangrando. E o pior de tudo é que tinha gente lá no pronto atendimento falando um monte de besteira, como se a vida do Robson não valesse nada.
Mas teve uma médica lá, a Dra. Lessa, que foi a única que realmente tentou salvar o Robson, mesmo com todo mundo zoando ela. E quando ele morreu, ela deu uma lição em todo mundo ali, dizendo que escolheu fazer medicina pra ajudar todo mundo, não pra julgar. E saiu de lá com a cabeça erguida.
O Robson se foi, mas deixou uma marca em mim, uma marca que eu vou carregar pra sempre. E foi no velório dele que eu encontrei uma moeda, com a Árvore da Vida. Parecia que era um sinal, sabe? Um lembrete de que a vida é frágil e a gente precisa valorizar cada momento.
Essa moeda agora é meu amuleto, meu lembrete do Robson e de tudo o que a gente viveu juntos. E eu compartilho essa história não só pra lembrar dele, mas pra gente lutar contra a injustiça e a violência que tiraram a vida dele. Vamo construir um futuro melhor, onde todo mundo seja tratado com respeito, não importa de onde vem. Essa é a verdadeira herança que a gente pode deixar pros nossos filhos e netos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Moeda dos Deuses
Historical FictionQuando Nilo Peçanha, um jovem negro criado numa favela de Belo Horizonte, descobre uma moeda ornamentada com a árvore da vida, ele é lançado em um mundo de visões onde os Deuses Brasileiros, desde os primórdios da história do país, ganham vida. Esse...