𝐏𝐞𝐫𝐝𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨 𝐍𝐞𝐯𝐨𝐞𝐢𝐫𝐨

20 3 0
                                    

══════════════

"Abaixe seu leme! você vai nos encalhar rápido!"

      Meu conhecimento com o capitão Booden naquela época era um tanto limitado e, se possível, eu conhecia menos ainda a saída difícil e estreita da Bolinas Bay do que o capitão Booden. Então, com grande apreensão, apertei o leme com força, e a pequena e obediente Livly Polly caiu facilmente, e estávamos sobre o bar e deslizando suavemente sob o penhasco íngreme do Mesa, cuja borda rochosa, subindo pela praia e coroada com grama seca, erguia-se bem acima do flâmula da pequena escuna. Eu não pretendia enganar o capitão Booden, mas, como estava ansioso para ir para São Francisco, eu havia embarcado como "marinheiro capaz" na Livly Polly, apesar de fazer muito tempo  desde que manuseara um prefácio ou qualquer coisa maior que os pequenos êmbolos que pairam sobre a Baía de Bolinas e, ultimamente, eu o havia agraciado em Point Reyes, então o que eu poderia saber sobre o bar e os cardumes do porto, gostaria de saber. Tínhamos deslizado para fora do canal estreito que é delimitado de um lado por uma longa área de areia que se curva ao redor e forma o abrigo sul e oeste da baía, e do outro lado por uma enorme língua elevada de planalto, chamada pelos habitantes ao redor: o Mesa. Alto, precipitado, perpendicular, nivelado e pontilhado de casas de fazenda, esse pedaço singular de terra se estende por vários quilômetros para o sul até o mar, cercado por uma praia rochosa e afunilava no vasto oceano com Duxbury Ree — um perigoso recife rochoso, curvando-se para baixo para o sul e quase sempre branca de espuma, exceto quando o mar está calmo, e então o grande verde preguiçoso ondula silenciosamente sobre as rochas semi-ocultas ou desliza como óleo sobre os perigos terríveis que ocultam.

      Atrás de nós estava a adorável baía de Bolinas, azul e cintilante sob o sol da tarde de verão, suas bordas pontilhadas por fazendas econômicas e os desfiladeiros arborizados e a Cordilheira Tamalpais, erguendo-se sobre todos. A maré estava acabando, e apenas uma ondulação pacífica sussurrava ao longo da praia de areia à nossa esquerda, onde o maçarico ocupado perseguia a onda brincalhona enquanto ela subia e descia suavemente ao longo da costa. No centro mais alto da barragem de areia que fecha na baía daquele lado, uma fileira de gaivotas de cor cinza se bronzeava e piscava para nós sonolentas enquanto saíamos lentamente do canal, nossa brisa cortada pelo Mesa que nos cercava à direita. Já lhe disse que não  me animava muito ser marinheiro, mas não lamentava ter entrado na animada Polly, pois sempre há algo novo e fascinante para mim na costa de uma região que até agora eu conhecia apenas por suas colinas, cañons e praias do mar. A viagem é geralmente feita da Baía de Bolinas a São Francisco em cinco ou seis horas, quando o vento e a maré favorecem; e eu podia suportar ser censurado pelo capitão Booden por esse período de tempo, especialmente porque havia uma outra mão a bordo - "Lanky" ele era chamado -, mas não sei se é uma mão de primeiro plano ou um homem da terra. Ele estava ensinando escola em Jaybird Cañon, e era um pouco desajeitado com o aparelhamento da Livly Polly do que eu. O capitão Booden era, portanto, o arrimo da pequena escuna de vinte toneladas, e se a carga de lenha no convés e a carga de manteiga e ovos chegassem ao mercado, o capitão habilidoso e profano deveria ter todo o crédito.

      O vento cessou e o mar, antes agitado por uma brisa forte, ficou tão calmo quanto uma folha de vidro ondulado, erguendo-se apenas em longas e suaves ondulações nas quais o sol poente dava uma glória verde e dourada, escurecida apenas pelo branco de um um nevoeiro que subia lentamente dos Farralones, agora fora de vista pela adorável névoa. O capitão Booden olhou com ar sombrio no horizonte ocidental e disse com um grande juramento, que não teríamos  uma camada de vento se o nevoeiro não se erguer. Mas estávamos bem fora da baía; o Mesa diminuía à distância e, à medida que avançávamos lentamente para o sul, os prédios de telhado vermelho na borda nivelada pareciam casas de brinquedo e ouvimos o gemido da maré vazante no recife de Duxbury em nosso arco estibordo. O mar ficou calmo e o vento diminuiu bastante, mas ainda assim nos afastávamos para o sul, passando por Rocky Point e olhando com curiosidade a Pilot Boat Cove, que parecia tão estranhamente desconhecida para mim do mar, embora eu tivesse pescado em suas trutas muitos um dia, e arrastara madeira flutuante da praia rochosa para o rancho de Johnson em tempos passados. A maré virou depois do pôr do sol, e o capitão Booden achou que iríamos ter um pouco de vento; mas não chegou, e a neblina aumentou e encobriu o mar vítreo, rolando em enormes grinaldas de neblina, fechando a superfície da água e, finalmente, as pedras cinzentas de North Heads foram escondidas, e pouco a pouco a costa desapareceu da nossa vista e ficamos presos no nevoeiro.

𝐏𝐞𝐫𝐝𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨 𝐍𝐞𝐯𝐨𝐞𝐢𝐫𝐨Onde histórias criam vida. Descubra agora