Desde os primórdios dos tempos a qualidade de vida das pessoas, em parte, vem sendo determinada pela sua posição no mercado de trabalho, nascendo em uma família financeiramente estável ou não. Normalmente, quem não tem a oportunidade de se estabelecer em um trabalho que seja, tende a seguir por um caminho estreito rumo a tensão psicológica, ressaltando a importância do trabalho na formação dos seres humanos. Fato é, que, de forma inerente todos temos nossas personalidades peculiares, o que não significa que não possamos ser mudados conforme o que nos é instruído em respectivos trabalhos, e não apenas o trabalhador mas também a sociedade no geral, o emprego de uma pessoa pode ter uma mudança significativa direta na vida de outra, de forma positiva ou negativa.
É inegável o fato de que o trabalho é imprescindível para se ter, digamos, algum aparato, sem ter que apelar para métodos ilícitos, o que reforça a constatação de que além de nos proporcionar uma melhor experiência de vida, também é fundamental para nos desenvolver em diversos valores humanos, tais como honestidade e dignidade.
O problema é grande parte dos ramos de trabalho Brasileiro - e mundo afora, também - estarem sendo coniventes com a corrupção, o que gera um transtorno em quem almeja ingressar em algum emprego. Se por exemplo, duas pessoas estiverem concorrendo a uma vaga de emprego, e um dos dois tiver uma certa "afinidade" com o empregador, por vezes acaba por haver complacência nestes casos, mesmo se porventura a outra pessoa tiver se sobressaído em testes teóricos. E os supervisores de determinados ofícios acabam por fazer uma visão ambígua de toda a situação, cometendo por fim, negligência.
Para que a corrupção não floresça é necessário que todos compactuem cortando desde a raiz, os agentes no topo da hierarquia de determinada empresa terão um grande papel neste contexto, e também, os que compõem determinada empresa, mesmo que estejam relativamente entre o meio e início da hierarquia, é claro, uma pessoa sozinha não conseguirá fazer nada, como dito, a corporação mesmo que com pequenos gestos deve conseguir tomar as devidas atitudes em combate à corrupção, tendo em vista que desta forma, algum dia todos consigam ingressar de forma honesta em um emprego. De qualquer modo, estas pequenas mudanças podem acarretar em outras maiores em decorrência disso, visando logo mais o ramo de trabalho acessível a todos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
AcakRedação - Dissertativa Argumentativa