🐥A todos, desejo uma Feliz Pascoa, de reencontro, reconciliação e renovação. Que tenhamos todos paz, fé e esperança, sempre🌼
A canção «Miserere Mei, Deus» ("Tenha misericórdia de mim, Deus") é, sem dúvida uma das composições musicais mais bonitas entre as que são executadas na Semana Santa, especialmente em Roma.
Ela foi composta por Gregorio Allegri, em 1638, durante o pontificado de Urbano VIII. Trata-se da musicalização do Miserere, o Salmo 51, que é rezado nas celebrações penitenciais. A princípio, ela deveria ser cantada somente na Capela Sistina e no Tríduo Pascal. Mas mesmo assim, foram feitas algumas cópias e reproduções, mas nenhuma fidedigna à composição original.
Porém, em 1770, um jovem prodígio de 14 anos acompanhou o seu pai em uma viagem a Roma, onde teve a oportunidade de ouvir a composição de Allegri na Capela Sistina. A obra tinha mais de um século e só era interpretada pelo coro da capela. Este jovem era Wolfgang Amadeus Mozart e ele só precisou ouvi-la uma vez para transcrevê-la no papel. No entanto, não satisfeito com o resultado, foi ouvi-la novamente para fazer correções oportunas na partitura.
Na Capela Sistina, com os papéis em mãos, Mozart foi surpreendido por um monsenhor e levado até o Papa Clemente XIV, que ficou maravilhado com a habilidade do rapaz ao transcrever de cabeça tal partitura. O Papa, então, concedeu-lhe a Ordem da Espora de Ouro, uma das mais importantes condecorações pontifícias.
A versão de Mozart não foi guardada, mas dizem que a que é executada atualmente é sim a versão transcrita por ele.
(Fonte: "A canção mais bonita e enigmática da Semana Santa". https://pt.aleteia.org)
[MISERERE MEI, DEUS : Wolfgang Amadeus Mozart, aliás Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus ou Joannes Chrisostomus Wolfgang Gottlieb (☆1756; †1791 )]
•⚘•⚘•⚘•⚘•⚘•⚘•
A Ultima Ceia do Leonardo da Vinci (☆1452; †1519) recriada pelo diretor Armondo Linus Acosta, com os colaboradores italianos vencedores do Oscar Vittorio Storaro (cinematografia) e Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo (cenografia e decoração de palco). Perfeição e beleza
•⚘•⚘•⚘•
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos&Poemas: The PlayList ♫4.5K
AcakColetânea das Músicas que integram algumas das publicações, em Prosa e Verso, realizadas aqui no Wattpad. A idéia surgiu e foi inspirada pela PLAYLIST do Gabriel Domingues @Gabriel_Dois , a quem dedico essa publicação. Muito obrigada Gabriel♡ Cover:...